Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A VIVÊNCIA DO ACADÊMICO NA MONITORIA DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIANA ALMEIDA DE MELO (Relator)
MARCOS DE PAIVA DIAS
PROF. DR. RICARDO GONÇALVES DE HOLANDA
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução:A monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Objetivos: a prática da docência, executar procedimentos de enfermagem, orientar os alunos na prática no Hospital, acompanhar os alunos no laboratório de Enfermagem durante aulas prática e orientá-los na elaboração de estudo de caso. Metodologia:as etapas percorridas foram aulas teóricas realizadas em sala de aula, práticas realizadas no laboratório da Escola Técnica de Saúde, práticas realizadas no hospital de Clínicas (Clínica Médica Hospital do Câncer e Cirúrgica II) e discussão de artigos de casos clínicos. Os pacientes eram escolhidos aleatoriamente através do acesso aos prontuários. Resultados:Os monitores tiveram a oportunidade de desenvolver atividades como docência na prática clínica. Sua atuação também foi interessante para os acadêmicos que tiveram um primeiro contato com a disciplina auxiliando a associação das aulas teóricas com a prática dentro do hospital. As atividades desenvolvidas contribuem para a formação técnica e crítica em saúde. Conhecer a atuação do Enfermeiro permite-nos alargar conhecimentos sobre a prática de assistência na Enfermagem e da rotina do hospital. Assim esta prática é de extrema importância pela busca do conhecimento, permitindo-nos conhecer os avanços, dificuldades e possibilidades do exercício profissional, com o intuito de integrar a teoria e a prática, ensino e serviço, na perspectiva de forma que o profissional apto a atender as demandas de saúde da comunidade. Tivemos a oportunidade de executar procedimentos de enfermagem visto no laboratório assim como discutir artigos e casos importantes para a nossa Carrera profissional. Desenvolvemos nossas habilidades como multiplicadores do processo educativo e percebermos nossos potenciais como mediadores no sentido de promover mudanças e ampliar nossos conhecimentos em ralação á pratica assistencial do Enfermeiro. Conclusão:A monitoria além de ter a função de auxiliar o professor em suas atividades, é de grande importância para a aprendizagem tanto dos acadêmicos como dos próprios monitores. É importante também, que as monitorias não foquem apenas na prática da docência, que destas monitorias sejam possíveis montar projetos de extensão e pesquisas que contribuam com a formação profissional dos acadêmicos e que atendam a necessidade da comunidade.