Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOAO PAULO DE SOUZA MACEDO (Relator)
THALYTA MARIANY RÊGO LOPES
ELIZABETH TEIXEIRA
MÁRCIA HELENA MACHADO NASCIMENTO
MÁRIO ANTÔNIO MORAES VIEIRA
Modalidade Pôster
Área Empreendedorismo
Tipo Relato de experiência

Resumo
OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na assistência holística e individualizada à criança com desnutrição, utilizando a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) no atendimento das necessidades humanas básicas afetadas. REFERENCIAL TEÓRICO: Segundo Marcondes (1996), a desnutrição caracteriza-se como um distúrbio de composição corpórea em que a deficiência de moléculas ocorre em consequência do aporte nutricional ser abaixo do requerido, resultando em redução da massa corpórea, disfunções orgânicas, apresentadas em exames laboratoriais anormais e aparecimento de complicações, podendo chegar a óbito. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido durante o bloco prático da disciplina Enfermagem Pediátrica, na Fundação Santa Casa de Misericórdia em Belém do Pará, onde existe um programa voltado para o acompanhamento de crianças em estado de desnutrição grave. A coleta de dados ocorreu através de levantamento bibliográfico no acervo da UEPA, por meio de entrevista desenvolvida na consulta de enfermagem e por meio de observação. ANÁLISE DE RESULTADOS: Percebemos que para que a criança tenha qualidade de vida futura e saúde é essencial que a mesma alimente-se de forma adequada, principalmente nos primeiros anos de vida. Também se pode notar que as questões socioculturais no qual a família da criança adoecida está inserida influenciam diretamente nos hábitos alimentares, por exemplo, muitas de nossas crianças da região norte têm como principal refeição diária o chibé (um concentrado de água com farinha de mandioca) ou apenas o açaí. Ainda podemos constatar que além de cuidados nutricionais como orientações e o cumprimento de hábitos alimentares saudáveis, muitas das vezes, faz-se necessário o uso de suplementos nutricionais industrializados com o propósito de recuperar o estado nutricional das crianças com risco nutricional. CONCLUSÃO: O resultado deste trabalho revela um cenário real do que ocorre em muitos lugares no mundo e no nosso entorno e nos propiciou conhecer programas que tem interesse em mudar esta triste realidade. Dessa forma, as aulas práticas nos proporcionam um contato direito com problemas o que propicia conhecimento e formação teórica - prática, para que no momento em que presenciarmos estas situações sejamos oportunizados com a realização de ações adequadas embasadas cientificamente.