Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A ANSIEDADE E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
VALDELIZE ELVAS PINHEIRO (Relator)
RAFAEL DA SILVA BANDEIRA
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
A partir de observações empíricas sobre a vida acadêmica é possível constatar que durante os períodos letivos do Curso de Enfermagem, recai sobre os acadêmicos, grande pressão psicológica, gerando ansiedade muita das vezes preocupante, que pode levar a graves patologias, prejudicando o desenvolvimento e conclusão do curso.O presente estudo surgiu tendo motivação, as experiências vividas pelo pesquisador enquanto acadêmico. O objetivo geral foi analisar a ansiedade na vida acadêmica e seus efeitos no processo ensino-aprendizagem na vida do acadêmico de Enfermagem, descrito na literatura, e objetivos específicos: Definir o que é ansiedade, caracterizar suas manifestações clínicas, contextualizar a ansiedade e o processo de ensino-aprendizagem, identificar as conseqüências da ansiedade na vida acadêmica. A metodologia para a construção do estudo foi a pesquisa bibliográfica que selecionou 23 artigos científicos relevantes, publicados de 1999 à 2009, destes, verificou-se que a maioria, 15 (52%) foram indexadas no Google acadêmico, de origem dos periódicos Acta Paulista de Enfermagem, Estudos de Psicologia, Interação em Psicologia, Revista da Escola de Enfermagem da USP. A análise apontou que a ansiedade se manifesta de várias formas na vida acadêmica, interferindo na aquisição de novos conhecimentos, como na descoberta de novas experiências, relacionadas ao universo acadêmico. Quanto às conseqüências da ansiedade na vida acadêmica, a literatura mostrou que, prejudica o desempenho enquanto as atividades acadêmicas e sociais são postas de lado, além de influenciar no aprendizado, pois quando o aluno apresenta ansiedade, diante da oportunidade de avaliação, não consegue nem adquirir ou armazenar conhecimento devido a alta expectativa em ansiedade. O estudo concluiu que existem medidas de apoio psicossocial que devem fazer parte do planejamento de qualquer atividade por parte do corpo docente, para um bom desenvolvimento de toda a capacidade intelectual do acadêmico e uma destas estratégias de enfrentamento diz respeito ao apoio psicossocial, direcionado aos alunos do primeiro ano do curso universitário podem ser elaboradas de diversas formas e conteúdos com o objetivo de proporcionar ao estudante à oportunidade de estimular o desenvolvimento do seu potencial e melhorar o ajustamento à vida universitária.