Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TUCURUÍ/PA NA INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS
Autores
DANIELE LIMA DOS ANJOS REIS (Relator)
JOÃO AUGUSTO DE SOUZA MIRANDA
THAÍSA ÉVELIN TREVISAN REIS
EDINELMA SIVA DE CARVALHO
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Torna-se cada vez mais frequente a inclusão dos temas transversais nos currículos escolares nacionais, o que sugere a necessidade de atualização contínua dos educadores para o desenvolvimento de atividades capazes de integrar temas que devem ser tratados nas escolas, principalmente devido à alta vulnerabilidade dos jovens e por envolverem problemáticas sociais atuais. Assim, torna-se relevante a associação entre as áreas da saúde e educação, por meio de ações de educação em saúde, pois o trabalho conjunto dessas áreas ganha sentido no processo de aprendizagem ao contribuir para a compreensão das ações de proteção à saúde. OBJETIVO: Contribuir para capacitação de professores como agentes multiplicadores de temas transversais. MÉTODOS: A capacitação foi executada por 02 acadêmicos de enfermagem e 01 acadêmica de educação física da Universidade do Estado do Pará, no período de 13/09/10 a 17/09/10, com carga horária total de 40 horas. Seguiu-se um cronograma de atividades teóricas e práticas, com abordagem reflexivo-construtiva e aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudos dirigidos e oficinas educativas. RESULTADOS: Participaram da capacitação 20 professores de 5ª a 8ª séries de escolas públicas municipais. Durante os 05 dias de realização do projeto foram abordados os temas: sexualidade na adolescência, respeito à sexualidade, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, abuso e violência sexual, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, HIV e AIDS, uso de drogas e violência e prevenção à saúde (qualidade de vida, meio ambiente e saúde, planejamento familiar). Todos os temas abordados foram seguidos da realização de uma dinâmica de grupo, como: dicionário sexual dos adolescentes, vantagens e desvantagens de ser homem e mulher, cores da prevenção, batata quente, como lidar com o abuso sexual?, discutindo casos, contatos pessoais e a canoa virou. Após a dinâmica, foram sugeridas algumas atividades práticas como forma de exemplificar de que maneira os educadores poderiam aplicar o tema estudado com os alunos. Todos os participantes se empenharam bastante na execução das tarefas sugeridas. CONCLUSÃO: Essa experiência proporcionou grande enriquecimento profissional tanto aos elaboradores quanto aos professores participantes, pois ao estender os conhecimentos acadêmicos para além da universidade, por meio de troca de ideias, discussões e debates sobre os temas transversais, foi possível transformar agentes multiplicadores de conhecimento.