Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título VIVENCIANDO O CUIDADO DOMICILIAR NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores
ANA PAULA HERMANN (Relator)
MARIA RIBEIRO LACERDA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Empreendedorismo
Tipo Pesquisa

Resumo
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Enfermagem constata-se que as instituições formadoras devem formar profissionais que sejam capazes de atuar em diferentes cenários da prática profissional. Dessa forma, percebe-se, a importância da inclusão do ensino do cuidado domiciliar (CD) nesses cursos. Assim, os objetivos deste estudo foram: interpretar como o cuidado domiciliar é vivenciado, nas aulas teóricas, práticas, estágios e trabalhos pelos docentes e discentes da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desenvolver um modelo teórico que contemple essa vivência. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que utilizou a Grounded Theory como método. Este estudo respeitou os princípios éticos estabelecidos para as pesquisas realizadas com seres humanos. Foram entrevistados acadêmicos do 10º. período da graduação em Enfermagem da UFPR e docentes do curso que ministram conteúdos relacionados ao CD. Ao todo foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados consistiu na codificação aberta, axial e seletiva. A coleta e análise simultânea dos dados permitiram interpretar o fenômeno A vivência em Cuidado Domiciliar na graduação em Enfermagem, que tem como categoria central Vivenciando o Cuidado Domiciliar na graduação em Enfermagem. As causas do fenômeno foram explicitadas na categoria Aproximando-se do Cuidado Domiciliar; as estratégias, na categoria Desenvolvendo o processo ensino-aprendizagem do Cuidado Domiciliar; as condições intervenientes, na categoria Deparando-se com nuances do Cuidado Domiciliar; e as consequências, nas categorias Ampliando os conhecimentos relacionados ao Cuidado Domiciliar e Propondo estratégias para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do Cuidado Domiciliar; e o contexto em que o fenômeno ocorreu foi explicitado na categoria Compreendendo o Cuidado Domiciliar no sistema de saúde. O modelo teórico construído permitiu visualizar que ao existir uma carga horária específica para o ensino do CD ampliam-se os conhecimentos dos acadêmicos nessa área. Assim, este estudo possibilita um direcionamento às Instituições de Ensino Superior que pretendem inserir o CD em seus currículos ao compartilhar a vivência em CD na graduação em Enfermagem da UFPR e demonstrar suas potencialidades e fragilidades, entretanto, devem ser consideradas as limitações existentes na vivência citada e a realidade de cada instituição, com o intuito de aperfeiçoar novas iniciativas.