Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título ÉTICA NO CUIDAR EM ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA A SER CONSTRUÍDA NA GRADUAÇÃO
Autores
ISABELLA BARROS ALMEIDA SAMPAIO (Relator)
CHIRLAINE CRISTINE GONÇALVES
CELENIA DE SOUTO MACEDO
FRANCISCO ASSIS DANTAS NETO
ISABELLA MARIA FILGUEIRA GUEDES PIANCÓ
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Monografia

Resumo
O cuidado vem se tornando, mais particularmente nas últimas décadas, um tema de destaque na Enfermagem e fora dela, o que evidencia a valorização desta prática no processo individual e coletivo da vida humana. O cuidar é visto como o conjunto de atividades e decisões direcionadas ao indivíduo, à família, ao grupo ou comunidade, tanto em situação de saúde quanto de doença, e se constitui em uma necessidade e recurso do ser humano. A autora enfatiza a dimensão integral do cuidar, através da manutenção e promoção da condição humana de viver, considerando a Enfermagem como a ciência e a arte de cultivar a vida através do cuidado, na busca de transformá-la. Visto que as primeiras relações referentes ao cuidado sejam vividas ainda enquanto acadêmico, buscou-se identificar o significado deste para os alunos concluintes da graduação do curso de Enfermagem, bem como detectar de que maneira e com qual importância o referido tema tem sido abordado. Para isso, foi aplicado um questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas, a 30 alunos do 5º ano/1 do curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. As respostas foram analisadas, tendo seus resultados quantitativos expostos em tabelas e gráficos e os qualitativos em discursos. Os resultados demonstraram que os pesquisados compreendem o cuidado como a essência da Enfermagem, uma assistência holística e humanizada. Entretanto, o cuidado não tem sido abordado de forma adequada e suficiente no curso de Enfermagem. O cuidado enquanto ideal moral da Enfermagem, não pode deixar de ser abordado nas instituições formadoras de profissionais de Enfermagem, torna-se necessário que haja uma preocupação maior com o tema já citado, e que este seja abordado de maneira suficiente na graduação do curso já citado.