Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE: UMA FERRAMENTA EMPREENDEDORA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autores
ADRIANA LEITE DA SILVA MELLO (Relator)
KISNA YASMIN ANDRADE ALVES
PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
CILENE NUNES DANTAS
RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Empreendedorismo
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: a Pedagogia Vivencial Humanescente (PVH) representa uma importante ferramenta empreendedora, uma vez que constitui uma nova estratégia de formação que reflete em bons resultados, proporciona a satisfação entre o binômio docente-discente e articula esforços pessoais e coletivos. Nessa perspectiva, a PVH compreende o reconhecimento quântico da educação, permitindo intervenções norteadas pelos saberes inerentes de dentro do Ser, da corporeidade, das ações subjetivas e habilidades humanas. Os seus princípios basilares vão ao encontro da educação transdisciplinar e ao Paradigma da Complexidade Humana, auxiliando grandemente na formação de discentes de Enfermagem de forma diferenciada, humanescente e que enxerga sua prática acadêmica e profissional na perspectiva do conceito ampliado de saúde. OBJETIVO: realizar um relato de experiência de egressas e atuais docentes da Prática Vivencial do Cuidado (PVC) na Atenção Básica acerca da PVH, durante a sua formação e atuação profissional em um curso de Enfermagem. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência acerca das atividades realizadas na PVC na Atenção Básica, de egressas e atuais docentes do curso de Enfermagem da FACEX, durante um período de 2007 a 2011. RESULTADOS: a PVH proporcionou a formação de um profissional de Enfermagem que atue em coerência com as necessidades dos sujeitos que buscam as instituições de saúde, vislumbrando como influenciadores dos seus processos saúde/doença os contextos pessoais, sociais, psicológicos e emotivos. De tal modo, busca os indicativos de qualidade de saúde na linguagem verbal e não-verbal dos usuários, mediante a compreensão de que a corporeidade expressa o estado do organismo. Essas características permitem fomentar um cuidado humanescente e resolutivo, concretizando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa perspectiva, as práticas docentes realizadas por profissionais com essa formação permitem desmistificar a impossibilidade de um cuidado diferenciado, com profissionais qualificados e atuando na ótica transdisciplinar do processo de saúde/doença, refletindo diretamente no senso crítico e na formação dos discentes. CONCLUSÃO: a PVH revela ser uma importante ferramenta empreendedora na formação dos profissionais de Enfermagem, bem como na co-participação desses na consolidação de um cuidado diferencial, pautado na humanescência, resolutivo e que reafirma os princípios do SUS.