Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título TUTORIA E NIVELAMENTO COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER EM ENFERMAGEM
Autores
RAFAEL ALVES PEREIRA (Relator)
HELENA MEIKA UESUGUI
ROSIELI ALVES CHIARATTO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Empreendedorismo
Tipo Relato de experiência

Resumo
Considerando a conjuntura educacional em nível superior no país e a legislação vigente, é de fundamental importância que as Instituições de Ensino Superior consigam estruturar eficientes mecanismos que possibilitem nivelar aqueles alunos com problemas de aprendizado e/ou conhecimentos e que não conseguem acompanhar o ritmo da turma ou acabam por diminuir a velocidade em relação ao conjunto de alunos. Consciente de tal questão, a Faculdade de Educação e Meio Ambiente-FAEMA, situada no município de Ariquemes-RO, implantou o Programa de Tutoria e Nivelamento, por meio da Resolução Nº. 007/2007/CONSEPE/FAEMA, de 01/09/2007. O Programa tem como objetivo primordial assessorar e acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos envolvidos, sem, contudo atuar como um meio de recuperação que resgata conteúdos do ensino médio que não estão bem assimilados. Está estruturado sob uma proposta de trabalho na qual atuam conjuntamente a Coordenadora do referido programa, os Coordenadores dos cursos de graduação, a coordenação do Serviço Didático-pedagógico de Apoio (SEDA), os tutores docentes e discentes, a secretária das coordenações, a Secretaria Geral e de Controle Acadêmico (SECON), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o setor de Comunicação, Divulgação e Informação (CDI). Operacionalizado em quatro fases, o programa é executado em diferentes espaços e diversos momentos, os quais enriquecem o processo de construção do conhecimento, permitindo o atendimento a necessidades específicas dos discentes, no que diz respeito ao ritmo e horários de estudo, conteúdos (extensão e profundidade), entre outras. Os módulos ofertados estão dispostos em cinco grandes áreas, que englobam várias disciplinas, a saber: biologia, matemática, química, física e métodos de estudo. Como resultados alguns pontos positivos podem ser destacados: maior interação entre tutor e tutorando, com otimização de resultados no processo ensino-aprendizagem; compromisso e empolgação demonstrada pelos tutores e tutorandos em relação à evolução da aprendizagem. O seu sucesso tem sido atribuído ao perfil pró-ativo dos tutores e o investimento com ênfase no potencial humano. As dimensões reais do programa não podem ser mensuradas apenas de forma quantitativa, pois o mesmo tem demonstrado repercussões que vão além da comprovação do aumento do desempenho acadêmico dos tutorandos.