Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A MEDIAÇÃO DO MONITOR DO PROGRAMA PROFICIÊNCIA COMO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autores
VANESSA BAZIA PINTO (Relator)
GIANNA SCHREIBER
KARLA CROZETA
CRISTIANE ULLMANN LEMKE
BRUNO FRANÇA DE MACEDO
Modalidade Comunicação coordenada
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Programa Proficiência (PP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) objetiva proporcionar aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem condições de atualização e aprimoramento profissional, por meio de cursos desenvolvidos em 45 dias, período denominado ingresso1, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)2-3. Os profissionais matriculados são acompanhados por um monitor (acadêmico de enfermagem). O marco da efetividade do cursista é de 75% das atividades previstas. São ofertadas 3.300 vagas, com acompanhamento de 11 monitores em cada ingresso. O monitor acompanha o processo de aprendizagem dos profissionais e valoriza as conquistas realizadas3. A prestação de serviços do monitor inicia na recepção do profissional após a matrícula e vai até a conclusão dos estudos e finalização do ingresso, por meio de e-mails, correio eletrônico (ferramenta interna do AVA), chat e ligações telefônicas. Objetivou-se relacionar o atendimento dos monitores aos profissionais de enfermagem com a efetividade de três ingressos do PP. Trata-se de um relato de experiência dos monitores do PP sobre o atendimento prestado aos profissionais de enfermagem matriculados em três ingressos (9903 profissionais), no período de 25/03/2011 a 29/05/2011. O quantitativo de atendimentos foi extraído dos registros dos ingressos e analisados por estatística descritiva e analítica, com a correlação entre as variáveis. No primeiro ingresso, com início em 25/03/2011 e término em 28/04/2011, foram ocupadas 3.301 vagas, onde 2.752 cursistas foram efetivos (83,37%), foram prestados 24.239 atendimentos aos cursistas e recebidas 2.813 solicitações de atendimento. O segundo ingresso, ocorrido em 10/04/2011 a 14/05/2011 ofertou 3300 vagas, com aproveitamento de 2.855 cursistas (efetividade de 86,52%). Foram prestados 36.105 atendimentos aos profissionais e recebidas 2.841 solicitações de atendimento. No terceiro ingresso, período de 25/04/2011 a 29/05/2011, foram preenchidas 3.302 vagas, com efetividade de 84,95% (2.805 cursistas com aproveitamento). Em relação aos atendimentos, foram prestados 42.459 e recebidas 2.974 solicitações. A correlação entre o número de atendimentos e a efetividade dos ingressos é positiva (p<0,05), com significância de 5%. Evidenciou-se estatisticamente a associação entre a prestação de serviços do monitor do PP e a efetividade dos ingressos. Ressalta-se o número elevado de atendimentos prestados em contraponto ao número diminuído de procura pelos cursistas.