Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENÁRIO HOSPITALAR ONCOLÓGICO: EXPERIÊNCIA POR MEIO DO LÚDICO
Autores
NOELIA APARECIDA SILVA MELO (Relator)
RAYNEY LIMA MARTINS
CAROLINA MARANHÃO MARQUES LACERDA
FRANCISCO ANTONIO DA CRUZ MENDONÇA
CAMILA MARIA GOMES MONTEIRO
Modalidade Comunicação coordenada
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO:Pacientes diagnosticados com câncer são estigmatizados como seres humanos com pouco tempo de vida. Crianças com esta patologia são impossibilitas de desenvolver com vigor seu potencial cognitivo, tendo uma mudança brusca de rotina que a faz sair do universo estudantil e imergir no hospitalar. O desejo de aprender, a busca pelo novo aumenta a ânsia pela vida, eleva a auto-estima do ser humano. Atividades lúdicas abrem caminho para comunicação possibilitando a criança esquecer por alguns instantes o ambiente hostil no qual se encontra, resgatando sensações da infância vivida anteriormente. OBJETIVO: Relatar a experiência de atividades pedagógicas de educação básica por meio do lúdico METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado durante as visitas semanais dos voluntários do Projeto Anjos da Enfermagem no Hospital Albert Sabin e Centro Pediátrico Oncológico, Fortaleza-CE, nos meses de outubro/2010 a maio/2011. RESULTADOS: Ao realizar a visita com o uso de pergaminho em uma caixa, contendo conteúdos educativos para levar ao leito algumas informações de educação como um instrumento transformador. A idade e ano de estudo de cada criança é um dos fatores determinantes na hora da escolha dos assuntos a serem desenvolvidos. Na disciplina de português estão presentes as letras do alfabeto, formação de palavras, desenhos ilustrativos para colocar os nomes; Matemática coloca-se os números de 0-10, algumas noções de tabuada colocando questões; Ciência é colocada os principais biomas do país, sendo mais enfatizado o da caatinga que é a principal vegetação do estado do Ceará. Atrelado a esse momento adapta-se a realidade fazendo isso de uma forma alegre e divertida de aprender. A interação entre os voluntários dos Anjos da Enfermagem e as crianças é de fundamental importância podendo ser evidenciada em todos momentos da visita, sendo respeitado o direito de não participar quando a criança não quer. CONCLUSÃO: Com esta experiência, percebeu-se que a inserção da educação básica no cenário hospitalar oncológico por meio do lúdico possibilitou as crianças internadas um ambiente favorável paro o desenvolvimento cognitivo.Tendo-se como base que o conhecimento contribui de forma efetiva no bem estar físico psíquico e mental da criança e possibilita a reinserção social.