Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS POR MEIO DA LUDICOTERAPIA PARA CRIANÇAS INTERNADAS EM UM HOSPITAL ONCOLÓGICO
Autores
NOELIA APARECIDA SILVA MELO (Relator)
RAYNEY LIMA MARTINS
CAROLINA MARANHÃO MARQUES LACERDA
FRANCISCO ANTONIO DA CRUZ MENDONÇA
GIOVANNA CIARLINI LEITE
Modalidade Comunicação coordenada
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Desde os primórdios, o homem sentiu a necessidade de comunicar-se e para isso descobriu e utilizou diversas técnicas, fazendo fogueiras e sentar-se ao redor delas, reunir a família para falar do dia-a-dia ou de fatos corriqueiros, foi assim que surgiu a contação de histórias que permite levar o ouvinte a indistintos lugares. Introduzir histórias no mundo imaginário das crianças oncológicas permite a criação de um novo mundo onde tudo é possível, buscando o otimismo para elevar a auto-estima das mesmas. OBJETIVO: Relatar a experiência de contação de histórias realizadas durante as visitas hospitalares a crianças oncológicas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado durante as visitas semanais dos voluntários do projeto Anjos da Enfermagem (AE) no Hospital Albert Sabin e Centro Pediátrico Oncológico, Fortaleza-CE, nos meses de outubro/2010 a maio/2011. RESULTADOS: A visita ao leito é realizada individualmente. Pedimos para entrar e depois de aceito pelas crianças e pelo acompanhante, são realizadas de forma alegre e divertida perguntas para identificar se a criança gosta de história e de qual tipo gosta de ouvir. A partir desse momento buscamos imergir em um universo infantil que o contexto do quarto nos permite, no qual nos deparamos com um mundo repleto de surpresas colocando a fascinação pelo inesperado onde fadas se tornam bruxas e as mensagens de otimismo e carinho aproxima o contador de histórias a realidades vividas por estas crianças possibilitando o mesmo a ajudar digerir seus sentimentos. Após a história a criança é instigada a recriá-la a partir de sua imaginação desenhando e remontando-a a partir de sua visão sobre a mesma. Fazendo com que a hora do conto se eternize na memória. CONCLUSÃO: A contação de história torna-se um meio eficaz de ajudar as crianças oncológicas a dar-lhes com os novos sentimentos que afloram no momento de tamanha fragilidade, e não conseguindo assimilar sozinhas tornam-se confusas e incertas devido à busca da sobrevivência. Permite também um espaço de educação em saúde, possibilita a interação e aproximação com as crianças que se encontram hospitalizadas.