Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: CONSTRUINDO A HABILIDADE DOCENTE TEÓRICO E PRÁTICA
Autores
LUCAS SANTANA SANTOS (Relator)
INATIANE CAMPOS LIMA MARTINS
LILIANE CRUZ PEREIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Empreendedorismo
Tipo Relato de experiência

Resumo
As atividades do Projeto de Iniciação a Docência possibilitam que discentes dos cursos de graduação possam desenvolver atividades de ensino e pesquisa em instituições educacionais, exercendo funções de monitoria, conforme sua área de estudo. A monitoria permite que o acadêmico possa relacionar a teoria à prática, auxiliando no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A prática de iniciação a docência possibilita que o discente realize trabalhos que contribuem para o ensino, pesquisa e extensão. OBJETIVOS: Relatar a experiëncia que proporciona ao discente-monitor o desenvolvimento de competências e habilidades docentes favorecendo a articulação ensino-prática, permitindo o aprimoramento teórico e contribuindo para o desenvolvimento da qualidade e responsabilidade docente. METODOLOGIA: O projeto é desenvolvido no Curso Técnico em Enfermagem do Instituto de Educação Profissional - IEPROL, no segundo módulo, a uma turma de quarenta alunos, na disciplina Introdução à Enfermagem teórica e prática. A abordagem teórica é realizada após um planejamento de aula, o aspecto prático é desenvolvido no laboratório de práticas, juntamente com o professor da disciplina e de acordo ao planejamento didático pedagógico. Consistindo em atividades destinadas a proporcionar experiência do exercício profissional. RESULTADOS: É observado que o Projeto de Iniciação à Docência proporciona ao discente monitor o desenvolvimento de conhecimentos, experiências e habilidades didáticas, motiva-o tanto no aspecto de continuação de seus trabalhos acadêmicos, como também na formação de valores imprescindíveis a formação profissional e cidadã, melhora a auto-estima e desenvolve um perfil profissional comprometido, responsável e reflexivo. Percebe-se que para os alunos do Curso Técnico em Enfermagem o projeto auxilia na produção do conhecimento, por tratar-se de metodologia inovadora e diversificada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Projeto de Iniciação a Docência caracteriza-se como um instrumento valioso de ensino, tanto para o discente-monitor quanto para os alunos do Curso Técnico, ao facilitar a compreensão das competências e habilidades da disciplina Introdução a Enfermagem. Assim permite que ambos estabeleçam uma relação teoria- prática, à medida que proporciona maior contato dos alunos com a implementação prática dos conteúdos, desenvolvendo confiança e autonomia no ato da realização dos procedimentos e influenciando positivamente na efetivação do processo ensino-aprendizagem.