Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO BENEFICENTE À TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CLÁUDIA KARINE DE NORONHA COELHO (Relator)
MARCIA MILÂNES DE ALMEIDA
CÁSSIA CAROLLINE NEPOMUCENO DE NORONHA
BRENA LUIZA GOMES DE CASTRO
CAMILA RAVENNA CARMO NORONHA
Modalidade Comunicação coordenada
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a vivência durante estágio em um abrigo para idosos em Teresina, com o desenvolvimento de atividades educativas e interação social e bem estar. A educação popular em saúde apresenta-se como possibilidade teórica e metodológica, para transformar as tradicionais práticas de educação em saúde em práticas pedagógicas que levem à superação das situações que limitam o viver, com o máximo de qualidade de vida que todos nós merecemos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o termo “saúde” refere-se ao bem-estar físico, mental e social, levando as políticas e programas que promovem saúde e relações sociais a desenvolver projetos voltados ao envelhecimento saudável, os quais são tão importantes quanto aqueles que melhoram as condições físicas de saúde. Além de socializar a experiência vivida, o relato teve como objetivo incentivar os demais acadêmicos de enfermagem a desenvolver atividades de educação em saúde com populações diversas, atendendo as necessidades apresentadas, voltando à atenção ao bem-estar; discutir o processo de educação em saúde. Através da disciplina tivemos a oportunidade de acompanhar atividades em um abrigo, que durante o período em que foi desenvolvida realizou-se atividades educativas como práticas de lazer, cultura e informações. As atividades educativas realizadas na instituição com os idosos foram seguidas pelos estudantes, os quais visitavam uma vez por semana o abrigo, onde realizavam tais atividades. Conclui-se que, o apoio a instituições beneficentes promove a atenção a populações diversas, sendo a atenção mais bem direcionada, fazendo grande diferença para o completo bem-estar, e que com a união de professores, alunos e criatividade de cada um, atividades educativas simples podem fazer a diferença para o bem-estar das pessoas.