Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA: CRESCIMENTO ACADÊMICO MEDIADO POR UMA LIGA ACADÊMICA
Autores
JESSICA BERNARDES ALMEIDA BORGES DA SILVA DOS REIS (Relator)
DENISE BARBOSA DE CASTRO FRIEDRICH
Modalidade Comunicação coordenada
Área Empreendedorismo
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Atualmente, é comum encontrarmos nos cursos superiores, um projeto pedagógico como mero instrumento de transmissão de conhecimento e informações, sem valorização da flexibilidade e diversidade, prejudicando, assim, a qualidade da formação oferecida aos estudantes. Em resposta a este panorama, em 2001 o Conselho Nacional de Educação, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, tendo como uma das propostas contemplar atividades complementares e criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes. Assim, vêm ganhando força, progressivamente, as Ligas Acadêmicas, desenvolvidas como atividades extracurriculares e uma forma de preencher as lacunas existentes na formação universitária. Objetivo: Relatar as experiências adquiridas em uma Liga Acadêmica, como forma de favorecer o crescimento e aprendizagem acadêmica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência referente à participação em uma Liga Acadêmica de Saúde da Família, da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, durante o período de setembro de 2009 a setembro de 1010. Resultados: Obteve-se experiências singulares como a compreensão da saúde como fator multicausal, assistência o paciente como ser integral, aproximação teórico-prática, amadurecimento emocional, habilidades relacionais com equipe e usuários, aprimoramento de competências práticas, tomada de decisões e raciocínio crítico, atividades de prevenção de agravos e promoção da saúde. As experiências adquiridas confirmam que o processo educacional envolve experiências que ultrapassam os limites da sala de aula e das atividades curriculares obrigatórias e que, ambas, contribuem com mudanças significativas para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Conclusão: Pelas vivências adquiridas percebemos que, de fato, as Ligas Acadêmicas contribuem a formação de um profissional humano e ético, reflexivo e crítico, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania; um profissional capaz de perceber e acolher o paciente em sua complexa integralidade biopsicocultural, capaz de trabalhar, respeitosa e construtivamente, em equipe multidisciplinar e disposto a procurar ativa e permanentemente o conhecimento.