Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título CARACTERIZANDO OS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS ATENDIDOS PELO SAMU: SUBSÍDIOS PARA AS ATIVIDADES PREVENTIVAS
Autores
CLAUDIO LUIS DE SOUZA SANTOS (Relator)
CLAUDIO LUIS DE SOUZA SANTOS
RUBIA MARA VELOSO GONÇALVES
UBIRATAM LOPES CORREIA
CAROLINA DOS REIS ALVES
Modalidade Comunicação coordenada
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Pesquisa

Resumo
Os acidentes de trânsito têm apresentado alto índice de ocorrência representando uma das mais importantes formas de lesões por causas externas constituindo-se um problema de saúde pública aliado ao considerável aumento dos acidentes que envolvem motocicletas. Diante disso, este estudo tem como objetivos: Identificar o perfil das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, relacionando-as a fatores socioeconômicos e incidência de mortalidade no local; Identificar os ambientes e horários de maior frequência de acidentes. Trata-se de pesquisa descritiva, documental com abordagem quantitativa com a utilização das Fichas de Atendimento Pré-Hospitalar do SAMU 192 Macro Norte, na cidade de Montes Claros/MG, no primeiro semestre de 2010, totalizando 1024 fichas. O estudo foi aprovado pelo CEP UNIMONTES com o parecer consubstanciado nº 2298/2010. A análise dos dados foi guiada à luz da epidemiologia descritiva. Os dados revelam predominância do sexo masculino (71%), na faixa etária entre 19 e 27 anos (40%), seguido de 28 a 36 anos (22%), mostrando que a maioria das vítimas são adultos jovens em fase produtiva, e os horários com maior porcentagem de acidentes ocorreram entre 18h às 20h59min (19%) e de 15h às 17h59min (18%). Entre os tipos de colisões destaca-se a colisão de moto/carro (33%) e moto/via (31%), seguido por moto/moto (15%) e sendo que 57% ocorreram em avenidas caracterizadas como vias arteriais, responsáveis pelo escoamento do fluxo de veículos e regulamentadas pela utilização de maior velocidade. No aspecto relacionado a vitimas fatais houve 4 (0,39%) óbitos com idade entre 20 a 76 anos. Portanto, este estudo serve de base para esclarecer a comunidade sobre os riscos aos quais está exposta e importância de um comportamento seguro no trânsito através da conscientização para a prevenção de acidentes, além de propiciar subsídios para o planejamento da assistência após esses eventos traumáticos e propor/sugerir ao Poder Público intervenções e soluções que diminuam o número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.