Anais - 13º CBCENF

Palavra do presidente

Um dos compromissos assumido pelo atual plenário do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), ainda na campanha, era continuar a reformulação gradual do Congresso Brasileiros dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

Antes, um evento mais festivo e recreativo. Hoje, com um perfil científico voltado para todos os profissionais da enfermagem brasileira, os estudantes e as organizações representativas da profissão.

Entre os dias 15 a 18 de setembro, no Centro de Convenção de Natal (RN), o Sistema COFEN-CORENs prepara o 13º CBCENF para receber seis mil inscritos.

A Comissão Científica e o COREN-RN (anfitrião) decidiram em conjunto pelo tema ‘Dilemas Éticos e Legais na Enfermagem’ que deverá nortear os debates estabelecidos nos eixos temáticos. Os eixos foram colocados para exame dos Conselheiros Federais que, por sua vez, aprovou cada um deles.

O 11º e o 12º Congressos, realizados respectivamente em Belém (PA) e Belo Horizonte (MG), conseguiram atingir os objetivos estabelecidos pelo Plenário do COFEN que, agora, instituiu as comissões de trabalho visando superar a meta e os objetivos alcançados nesses dois últimos congressos.

O CBCENF é hoje o maior congresso do segmento na América Latina e tem se tornado uma referência nacional, haja vista o enorme número de inscritos e participantes. Além dos trabalhos apresentados.

Em nome do plenário do Conselho Federal e dos Regionais aguardamos todos os profissionais da enfermagem, assim como de outras áreas, em Natal, para que possamos realizar um congresso que congregue todos os anseios da profissão e de suas organizações representativas.

Esse é nosso desafio.

Com a ‘Força da Mudança’ haveremos de alcançar.

Fraternalmente,

MANOEL CARLOS NERI DA SILVA
Presidente
Conselho Federal de Enfermagem