Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE SAÚDE E CIDADANIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Autores
PEDRO HENRIQUE SILVA DE FARIAS (Relator)
REJANE MARIA DE PAIVA DE MENEZES
FRANCISCA NARAZÉ LIBERALINO
RAFAELE CARLA DE ARAÚJO MAIA
ANA ANGÉLICA RÊGO DE QUEIROZ
Modalidade Pôster
Área Autoridade, poder e cidadania
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Atividade Integrada de Educação Saúde e Cidadania – SACI, criada na UFRN em 2000.2, passou a fazer parte do PROGRAMA PET-SAÚDE NATAL em 2009.1, pelo reconhecimento institucional do seu papel estruturante de mudanças na formação dos profissionais de saúde. Envolve, simultaneamente, ensino, pesquisa e extensão, como iniciativa de flexibilização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos da Área da Saúde. Oportuniza ao aluno iniciante o ambiente propício à reflexão sobre os problemas e ações de atenção à saúde na comunidade, estabelecendo a relação entre educação, saúde e cidadania. O presente estudo se refere à experiência vivenciada por alunos monitores do PET-SAÚDE do curso de enfermagem da UFRN durante o segundo semestre de 2009.2 em uma Unidade de Saúde da Família do município de Natal-RN. Objetiva refletir acerca da importância desta vivência enfocando os aspectos em que a atividade contribuiu para a formação integral. A metodologia vivenciada compreendeu a observação e reflexão da realidade, em que os participantes adquirem um olhar crítico do ambiente no qual está inserido; uma discussão acerca dos problemas e pontos críticos observados na comunidade seguida da construção de planos de ações convergentes da visão dos diversos atores sociais sobre os problemas expostos; e, a execução de ações educativas de promoção à saúde e de participação social na tentativa de modificação da realidade. Verifica-se a enorme importância da SACI, uma vez que ela apresenta, ao discente recém-chegado à academia, a realidade que posteriormente ele enfrentará, como primeira vivência dos alunos em comunidades. Além disso, utiliza como método de avaliação o portfólio, uma forma de avaliação contínua e personalizada, na qual o aluno faz o registro das reflexões e vivências, viabilizando o acompanhamento dos temas identificados pelos alunos e demonstrando suas competências e habilidades. Assim, o envolvimento de natureza coletiva, interdisciplinar e multiprofissional proporciona aos profissionais e alunos uma metodologia inovadora, influenciando em mudanças nos projetos político-pedagógicos dos cursos envolvidos, traduzidos por um olhar holístico e despertando no aluno a valorização dos indivíduos inseridos no processo de produção de saúde/doença, além de promover uma visão crítica e uma práxis transformadora sobre a relação saúde e cidadania demonstrando a importância do trabalho coletivo na Atenção Básica e na Estratégia Saúde da Família.