Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A PRÁTICA EDUCATIVA NA PREVENÇÃO DAS DSTS : APRENDENDO ATRAVÉS DO MÉTODO DO CASO
Autores
JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO (Relator)
LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO VILAS BÔAS
JACILEIDE GUIMARÃES
MÁRCIA RIQUE CARÍCIO
MARIZE BARROS DE SOUZA ARAUJO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do emprego do método do caso como técnica de ensino enfocando a problemática das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) na disciplina Saúde Coletiva - I do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EEN-UFRN). Para a construção de um mural temático, partimos do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de reflexão podendo constituir o ponto de partida da compreensão do nível primário de atenção à saúde como território teórico-prático para a construção de melhores condições de vida da populaçãoatualmente consideradas a partir de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. As DSTs estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, sendo o principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. O quadro epidemiológico das DSTs no Brasil justifica a importância dos aparelhos formadores assumirem esse tema como um dos conteúdos para serem discutidos na perspectiva da promoção da saúde e da prevenção de agravos como princípios essenciais na formação do futuro profissional, para que o mesmo possa se reconhecer como cidadão com competências e habilidades que venham a fortalecer práticas educativas emancipatórias. MÉTODOS:Tomando como cenário o espaço de sala de aula para o estudo da realidade epidemiológica brasileira e local sobre as DSTs, a técnica de ensino empregada foi o método do caso que apresenta sucintamente uma situação real ou fictícia para ser discutida em grupos podendo o seu resultado ser apresentado em forma de narração, diálogo, dramatização, exposição fotográfica, artigo jornalístico, entre outras possibilidades. Esse exercício permite trazer a realidade à sala de aula, proporcionando uma reflexão fidedigna aos problemas reais de saúde da população. Assim, pretendeu-se desenvolver a capacidade analítica do aluno levando-o a distinguir observações, interferência e juízo de valor e, estabelecer relações entre variáveis como casualidade, associação circunstancial, oposição e interdepedência. A finalidade desse método busca enfatizar a possibilidade de uma dada situação ser discutida sem que haja intenção de se chegar a soluções impostas de problemas e/ou situações, mas sim, trazer à luz reflexões críticas pautadas no conceito ampliado de saúde e na compreensão de território como espaço de múltiplas e diversas relações de histórias de vida e possibilidades de pratica.