Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Autores
SUÊNIA SILVA DE MESQUITA XAVIER (Relator)
CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA
FERNANDA APARECIDA SOARES MALVEIRA
MABEL MARIA MARQUES PEREIRA
RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A assistência psiquiátrica no Brasil após um século da sua institucionalização, pouco se modificou, mantendo-se essencialmente restrita ao interior dos asilos. Os avanços do saber e da prática, em saúde mental, não foram acompanhados pari passu pela enfermagem que, desde o seu início até hoje, permaneceu essencialmente hospitalocêntrica. Sendo assim, é relevante que o profissional de enfermagem tenha um olhar crítico para a saúde mental. Essa relevância deve ser estimulada ao técnico de enfermagem desde o início de sua formação profissional. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do ensino da disciplina de saúde mental na formação profissional em enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência do ensino em saúde mental em enfermagem. Na disciplina saúde mental, no curso técnico de enfermagem do trabalho, em uma escola privada no município de Natal/RN, em agosto de 2009. Foram ministrados os seguintes conteúdos: introdução à psiquiatria; reforma psiquiátrica; fatores causais da doença mental e principais categorias; sintomas e sinais da doença mental; id, ego e super ego; psicopatologia e psicomotricidadde. As atividades avaliativas foram: estudo dirigido sobre os conteúdos ministrados, questionário sobre reforma psiquiátrica, resumo de textos discutidos em sala. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades foram desenvolvidas de modo a buscar articular o ensino e a prática da enfermagem em saúde mental e desses com as políticas nacionais de saúde mental. O desenvolver da disciplina buscou formar técnicos de enfermagem críticos e atuantes politicamente dentro de um contexto de Reforma Psiquiátrica e da saúde mental. A discussão dos conteúdos se deu de forma participativa, com intensos questionamentos sobre os transtornos mentais. Entretanto, os alunos tiveram muitas dificuldades na elaboração dos resumos dos textos, relacionados principalmente à falta de leitura para as discussões em sala de aula e aos problemas pregressos com o domínio da língua portuguesa, apresentando problemas de interpretação dos textos. CONCLUSÕES: Espera-se que essa experiência possa contribuir para a formação profissional em enfermagem do trabalho no ensino da disciplina de Enfermagem em saúde mental, tornando-a mais humana e menos biologicista. O técnico de enfermagem deve estar apto a exercer um cuidado na lógica da reforma sanitária, na óptica da melhoria da assistência de enfermagem em saúde mental.