Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS EDUCATIVOS NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Autores
PÂMELA CAMPÊLO PAIVA (Relator)
MARIA ALBERTINA ROCHA DIÓGENES
SAYONARA AQUINO DE ALMEIDA TAVARES
CAROLINE SOARES NOBRE
MAYARA MESQUITA MORORÓ PINTO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A elevação da pressão arterial representa um fator de risco independente, linear e contínuo para doença cardiovascular. A hipertensão arterial gera custos hospitalares e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações. Dessa forma é realizado o tratamento medicamentoso, no qual podem surgir efeitos adversos e conseqüentemente dificultar a adesão ao tratamento. No entanto, salienta-se a importância dos grupos educativos no tratamento da hipertensão por ser um suporte positivo, a fim de esclarecer dúvidas dos usuários acerca da patologia e do seu tratamento.OBJETIVO: Identificar na literatura pesquisada a importância dos grupos educativos no tratamento da hipertensão.METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica a análise da literatura já aplicada em forma de livros, e artigos de revistas. O estudo foi realizado no mês de março de 2010, seguindo as etapas: esclarecimento sobre o tema, estabelecimento do objetivo do trabalho, levantamento das bibliografias pertinentes ao tema do estudo, nos quais os critérios de escolha para os artigos foram as seguintes palavras-chaves:“grupos educativos” e “hipertensão arterial”. RESULTADOS: Muito se tem discutido, atualmente no Brasil, sobre como produzir estratégias educacionais que repercutam na formação profissional, proporcionando mudanças substanciais na prática dos profissionais de saúde. Pode-se dizer que existe quase uma exigência social para que se produzam profissionais diferentes, capazes de prestar uma atenção integral e humanizada às pessoas. Neste sentido, inclui-se no tratamento um item significativo, a educação em saúde, um método de relevância para o sucesso do cuidado e que representa um desafio para ambos - profissionais e portadores, pela quantidade de variáveis que traz em si. CONCLUSÃO: O trabalho com grupos em unidades de saúde é um recurso potencial para ser incorporado pelas instituições e pelos profissionais no intuito de promoção da saúde. O processo educativo é considerado fundamental para complementação do tratamento dos pacientes hipertensos para melhorar sua adesão ao tratamento e prevenção de complicações, contribuindo no controle da pressão arterial e minimizando as dúvidas. Com o estudo realizado, identificou-se a relevância dos grupos educativos para o tratamento da hipertensão, assim como a participação da equipe de saúde nesses grupos, cujos objetivos principais são esclarecer e envolver os clientes como peças chaves no tratamento.