Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A INSERÇÃO DO ENFERMEIRO NO CAMPO DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: PESQUISA SISTEMÁTICA
Autores
SARAH NILKECE MESQUITA ARAUJO (Relator)
GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
NAIANA MARTINS DE SANDES
NATHÁLIA RODRIGUES DE FIGUEIREDO
ANA CÉLIA MESQUITA MELO ARAÚJO COSTA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
No atual momento de renovação do conhecimento, é importante apontar dois campos que vem crescendo cientificamente: saúde e educação. Diante disso, tem-se observado inserção evidente de profissionais da área da saúde, a destacar os Enfermeiros, no campo da educação, principalmente, na Docência do Ensino Superior (DES). Objetivou-se, com este trabalhho, analisar as principais motivações que vem levando os Enfermeiros a se inserirem na área da DES. Para tanto, realizou-se pesquisa sistemática, exploratória retrospectiva de artigos científicos nos bancos de dados digitais: Scielo, Medline e Lilacs, além de estudo em livros atuais sobre a temática. Foram analisados 13 artigos científicos nas bases de dados acima citadas, a partir dos termos: docência, ensino superior e enfermagem, além de 11 livros e 2 teses de doutorado referentes ao tema. Os critérios de inclusão empregados para o estudo foram publicações dos últimos 30 anos e em língua portuguesa. Ao se realizar o resgate da historia da enfermagem, destacaram-se os movimentos de expansão da profissão e das escolas de enfermagem, já que o entendimento das raízes e os problemas iniciais dessa área do conhecimento foi de extrema valia para compreender os fatos atuais que permeiam o trabalho do Enfermeiro. No tocante à atual situação do ensino da Enfermagem nas academias, observou-se que, teoricamente, há o destaque pela valorização do desenvolvimento global e holístico do graduando, embora a formação não se dê perfeitamente desta forma. Quanto às condições do mercado de trabalho, observou-se que as insatisfatórias questões salariais, as condições de trabalho precárias, as jornadas de trabalho extensas e outros fatores têm motivado os Enfermeiros a optarem por áreas de atuação alternativas, como a docência, ou ainda associarem docência e assistência em uma tentativa de complementaridade de renda. Ao se abordar a dicotomia entre docência e assistência de enfermagem, observou-se a mudança no perfil do enfermeiro que passou, no decorrer da história, de puramente técnico para, sobretudo, cientifico. Desta forma, dá-se uma valorização social superior ao enfermeiro docente, muitos vezes considerado com maior status social do que o enfermeiro puramente prático. Concluiu-se que as principais motivações para o ingresso na DES foram as condições do mercado de trabalho, como salários insatisfatórios, condições de trabalho precárias, cargas horárias extensas, além da busca por maior reconhecimento profissional e social.