Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título AUTORIDADE E PODER DE CUIDAR DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Autores
SARAH NILKECE MESQUITA ARAUJO (Relator)
GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
NAIANA MARTINS DE SANDES
NATHÁLIA RODRIGUES DE FIGUEIREDO
ALINE SILVA SANTOS
Modalidade Pôster
Área Autoridade, poder e cidadania
Tipo Relato de experiência

Resumo
A liderança é influência interpessoal exercida numa situação por intermédio do processo de comunicação, para que sejam atingidas metas específicas. O enfermeiro, como líder, deve desempenhar uma gerência inovadora, tendo como eixo norteador a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. A liderança consiste em um recurso fundamental para implementar as mudanças requeridas na forma atual de gerenciar do enfermeiro. Objetivou-se descrever a experiência durante estágio curricular I com a implantação da figura do líder na prática de enfermagem pelos discentes. O trabalho ocorreu em um hospital público de alta complexidade em Teresina-PI, onde um grupo de discentes realizou estágio curricular I durante o mês de maio de 2010, na clínica neurológica. Foi elaborado como requisito avaliativo da disciplina Estágio Curricular I do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. A experiência foi apresentada de forma descritiva. Durante o período de estágio no referido hospital, os discentes responsabilizaram-se por todo o setor, desde a assistência até questões gerenciais, dando suporte à enfermeira responsável. A cada dia de estágio, esta dinâmica era organizada por um aluno eleito líder do dia. O líder era encarregado a resolver todas as questões pertinentes ao setor, sob supervisão do enfermeiro e docentes responsáveis pelo estágio, além de organizar os demais alunos em suas funções, dando suporte a eles. A contribuição mais notável desta liderança para os discentes foi o fato de tornar a assistência prestada totalizadora e não apenas pontual. O aluno líder de cada dia pode exercer a liderança de forma holística, voltada também para seus colegas de grupo. Desta forma, foi capaz de proporcionar o aprimoramento da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao paciente, bem como o desenvolvimento do potencial do pessoal de enfermagem, além dos colegas de grupo e interagir de forma horizontal com os demais profissionais do setor, principalmente com o enfermeiro responsável. A experiência da liderança no estágio curricular I, sem duvida, trouxe aos alunos uma maior aproximação com as práticas próprias do enfermeiro atual, que além de exercer uma assistência de caráter sistematizado, deve ainda gerenciar seu campo de trabalho e sua equipe de maneira organizada e responsável. Assim, acredita-se que esta experiência possa ser implementada nos demais campos de estágio, a fim de proporcionar maior emancipação e autonomia aos acadêmicos.