Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DE ARTICULAR A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
KIRLEY LILIANA DE ARAÚJO SILVA AVELINO (Relator)
IDALICE FERNANDES ROSA DE ARAÚJO
SUELDES DE FREITAS COSTA
WESLEY LOPES PEREIRA
ELISSANDRA KELLY DE CARVALHO SILVA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
A formação de profissionais enfermeiros requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. Nessa perspectiva, as aulas práticas que acontecem durante o período acadêmico não podem ser vistas apenas como critério para atender às exigências do currículo mínimo em Enfermagem, mas como formas alternativas de abordagem na construção de espaço para o exercício de uma postura crítica, dando consistência à formação pretendida. Esse estudo consiste em um relato de experiência dos docentes da disciplina de semiotécnica lecionada no quarto período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Potiguar de Natal no mês de abril e maio de 2010. Esse relato tem como objetivo incentivar e descrever a importância das aulas práticas para a vida acadêmica. É por isso, que os Cursos de Graduação em Enfermagem, buscam desenvolver atividades teóricas e práticas em Unidades de Saúde da rede hospitalar, rede básica e comunidade. A proposta é de possibilitar ao aluno vivenciar um processo de transição do ser estudante para o ser profissional, mostrando considerações acerca dos resultados que evidenciam indicadores de autonomia e de responsabilidade do futuro profissional. Nesse contexto, o desenvolvimento de atividades das aulas práticas, possibilita o contato direto do estudante com o usuário, conferindo uma oportunidade singular de aplicar seus conhecimentos teóricos, bem como, de contribuir no desenvolvimento de habilidade e destreza nas ações de enfermagem. Dessa forma, acreditamos que essas atividades são de suma importância para a formação profissional e por isso devem ser realizadas da maneira mais organizada, sistematizada e efetiva possível, uma vez que o estágio é um processo pedagógico de formação profissional que tenta criar um elo entre a formação teórico-científica e a realidade do meio, fazendo com que o estudante estabeleça correlações entre o referencial teórico e as situações do cotidiano. É o momento de vincular a teoria à prática, possibilitando a aplicação de conceitos abstratos em situações concretas.