Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título TERAPIA DE GRUPO: ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO TRATAMENTO DO DIABETES
Autores
MAYARA MESQUITA MORORÓ PINTO (Relator)
CAROLINE SOARES NOBRE
PÂMELA CAMPELO PAIVA
SAYONARA AQUINO DE ALMEIDA TAVARES
MARIA ALBERTINA ROCHA DIÓGENES
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) é um crescente problema de saúde pública não só em função de graves complicações agudas e crônicas, mas também pelos custos sociais e financeiros que representa. Aproximadamente 90% das pessoas com diabetes são portadoras do tipo 2, ocasionado pela resistência insulínica. A prevalência do diabetes, associado à complexidade do tratamento, reforçam a importância de programas eficazes e acessíveis aos serviços de saúde. OBJETIVO: Identificar a importância dos grupos educativos para diabéticos, promovendo uma melhor estratégia de adesão ao tratamento d patologia. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada no mês de março de 2010 com as seguintes etapas: esclarecimento sobre o tema, estabelecimento do objetivo, levantamento das referências através de consultas em livros e sites: Scielo, Bireme, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Foram utilizadas as normas da ABNT para as referências. DESENVOLVIMENTO: As manifestações crônicas do DM são ainda atualmente, causas comuns de hospitalização e absenteísmo. Sobressaem, dentre estas manifestações, doenças oculares, renais e vasculares. Metade dos indivíduos brasileiros portadores de DM desconhece sua condição, e cerca de um quinto dos que a conhecem não realizam qualquer tratamento, indicando que os indivíduos não estão recebendo atenção de saúde necessária ao tratamento e controle da patologia. Espera-se que através de grupos educativos o portador seja capaz de conhecer os riscos para complicações, prevenindo os agravos e alcançando melhor adesão ao tratamento. Os participantes interagem com outras pessoas que enfrentam os mesmos problemas, encontrando apoio emocional e sugestões para seu novo estilo de vida, aliviando pressões e temores. Através de dinâmicas, palestras, vídeos educativos e equipe multidisciplinar, os integrantes do grupo acabam sendo estimulados ao autocontrole, manutenção do peso, adesão da atividade física e adequação alimentar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Identifica-se a importância da ampliação de grupos educativos para diabéticos. Estudos mostram que a prevenção de complicações é possível por meio de programas educativos, pois os usuários participam de ações para conhecer a doença e as condutas exigidas para estabilizar tal distúrbio. Ressalta-se que para melhor resultado, o diabético deve ter participação ativa na terapêutica.