Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título HIGIENE PARA CRIANÇAS: NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM DA ENFERMAGEM PARA UM DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL
Autores
GRACIELLA MADALENA LUCENA JALES (Relator)
STERFFERSON LAMONIER DE OLIVEIRA DANTAS
AMANDA RICELLY MIGUEL DO NASCIMENTO
MARIA JAQUELINE CARLOS DA SILVA
FÁTIMA RAQUEL ROSADO MORAES
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
A higiene é um dos hábitos mais importantes para favorecer a manutenção de adequadas condições de saúde. Nesse ínterim, destaca-se a importância de abordar práticas saudáveis sobre a temática higiene com crianças, as quais estão em um constante desenvolvimento cognitivo, fase que possibilita a potencialização nos cuidados com sua vida e saúde. Tais ensinamentos, favorecem um desenvolvimento equilibrado tanto no que diz respeito à sua saúde física, como mental, além de uma conscientização em relação ao ambiente em que vivem. Nesse âmbito, a educação de higiene mental torna-se um eixo importante na promoção de valores que irão direcionar as formas de agir e pensar da criança . Objetivou-se analisar as contribuições que as oficinas de higiene trouxeram para a integralidade física, intelectual/mental e ambiental de crianças na faixa etária de 06 a 10 anos, inseridas no Bairro Santo Antônio, na cidade de Mossoró-RN. O presente trabalho foi construído como necessidade de contemplar ações propostas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), as quais tiveram como facilitadores, acadêmicos da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN) e preceptores do projeto. Constituiu-se primeiramente por revisões bibliográficas e levantamento de dados a partir de um roteiro semi-estruturado, o qual procurava vislumbrar indicadores sócio-econômicos da realidade em que as crianças estavam inseridas. Em um segundo momento, foram realizadas atividades práticas desenvolvidas em quatro encontros, onde foram trabalhadas questões referentes à higiene pessoal, mental e ambiental e, no último encontro, foi feito uma atividade de interação entre pais e crianças. Diante das apresentações das oficinas, verificou-se que as crianças trouxeram muitos conhecimentos prévios acerca das temáticas trabalhadas, visto que a grande maioria deles mostrou-se bastante participativa desde o primeiro encontro. Ressalta-se a dificuldade na aplicabilidade de alguns dos conhecimentos construídos no dia-a-dia destas acerca da temática, devido estarem inseridas em ambientes que possuem determinantes e condicionantes que dificultam a implementação de práticas de higiene saudáveis. Pôde-se perceber durante as oficinas, que os principais atores envolvidos na dinâmica visualizavam os cuidados com a higiene apenas voltados para os aspectos físico-individuais, desconsiderando-se os aspectos sociais e ambientais quando se tratava da saúde física e mental.