Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE FACILITAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Autores
DEBORA CRISTINA LOBO SILVEIRA (Relator)
DANIELY ILDEGARDES BRITO TATMATSU
FRANCISCO HADSON SIDOR SAMPAIO
LIDIANY ALEXANDRE AZEVEDO
PEDRO HENRIQUE ROCHA RIBEIRO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) apresenta dentre os principais objetivos: desenvolver a relação ensino-serviço na área de saúde partir da integração de estudantes de graduação em unidades básicas de saúde. Formou-se, então uma equipe composta por três alunos da Universidade Federal do Ceará para que atuassem pelo Programa em uma Poclínica adstrita no município de Fortaleza. A equipe procedeu visitas aos equipamentos sociais; participação de oficinas promovidas pelos residentes multiprofissionais; das rodas mensais de gestão; e encontros com agentes comunitários. A partir destas atividades percebeu-se a necessidade de estabelecer referências de cuidado na produção de uma relação ensino e serviço baseada no diálogo e benefício mutuo, utilizando-se mecanismos sistêmicos de acompanhamento das atividades de ensino-serviço na Policlínica para potencializar os processos de organização dos serviços prestados de modo a que contribuam sobre as demandas da comunidade. Com esse intuito, organizou-se um Seminário de acolhimento dos estudantes e professores da Medicina, Enfermagem e Nutrição; preceptores dos cursos referidos; profissionais das Residências Médica e Multiprofissional; profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e a gestora da unidade no auditório desta em novembro de 2009. Este constou da apresentação das atividades em acontecimento no equipamento de oferta de serviços de saúde, tomando-as, implicitamente, como necessidades perseguidas pela população atendida. Por meio da apresentação das atividades produzidas pelos diversos programas de ensino foi possível refletir sobre as dificuldades encontradas no cotidiano da execução das ações e sobre a organização de novas atividades a partir dos elementos potenciais existentes. A relevância do seminário apresentou-se por meio da afirmação de todos quanto à utilização futura das informações em seus cotidianos de trabalho, indicando que conseguiram: entender o funcionamento, de maneira generalista, do serviço; estar em contato com os programas/projetos e profissionais existentes aos quais podem estabelecer parcerias e realizar encaminhamentos; possibilitar um planejamento da equipe da unidade, envolvendo os vários atores desse cenário, ganhando destaque a presença “nova” da Universidade; propiciar a troca de informações de maneira a suprir possíveis dúvidas e a criação de propostas de trabalho de forma coletiva.