Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTINUADA DE UM HOSPITAL ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Autores
KAREN BARBOSA COUTO PEREIRA (Relator)
BÁRBARA WOLF VON ARCOSY
ANDREA DE MELO MARTINS
NATÁLIA REIS ALVES CHAVES
JULIANA PEREIRA DE ALMEIDA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
A educação continuada é uma estratégia de ensino utilizada nos hospitais. Ela é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas, ou grupos, de acordo com as necessidades sociais e com os objetivos e metas institucionais. A avaliação é parte integrante desse processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar o enfermeiro como educador no ambiente hospitalar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, proporcionado pela disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF, junto à educação continuada do HEMORIO, durante o mês de junho. As aulas foram realizadas nos setores do sétimo andar, sendo dadas aos técnicos de enfermagem. Uma ficha de observação de ensino foi utilizada como instrumento de avaliação, onde são atribuídas notas para cada item. Para acompanhar a Enfermeira foi necessária a permissão do hospital. A ficha de observação de ensino foi apresentada á Enfermeira, sendo dada sua autorização ao final da mesma, quando explicitado a finalidade do acompanhamento. Os resultados são apresentados descritivamente. Resultados: Os enfermeiros dos setores encorajam a atualização dos técnicos, porém o ambiente dificulta. Nem todos os técnicos são contemplados pois existem muitos plantões diferentes. A enfermeira facilita a aprendizagem e encoraja a participação em grupos, favorecendo o desempenho do técnico de enfermagem. Os conteúdos ministrados são pertinentes, pois despertam interesse por fazerem parte da rotina hospitalar, e por isso, o processo de ensino- aprendizagem é facilitado, estimulando a participação- interação entre os técnicos. Conclusão: O campo favorece a observação do papel do enfermeiro como educador para o técnico de enfermagem. Os temas são relevantes e atuam como estratégias de facilitação da aprendizagem, tendo como benefício o desenvolvimento das habilidades e melhoria do atendimento.