Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO: CONSTRUÇÃO DO MAPEAMENTO TERRITÓRIAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
RENATA CRISTINA LISBOA DE CARVALHO (Relator)
ELISÂNGELA BRAGA DE AZEVEDO
REJANE MARIA DE SOUSA CARTAXO
IRACYANA DE SÁ BEZERRA
PRISCILLA MARIA DE CASTRO SILVA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é tida como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais, sendo considerado um espaço relevante no processo de integração ensino serviço. As ações são estruturadas no trabalho interdisciplinar e buscam humanizar as práticas de saúde, com o objetivo de obter a satisfação do usuário através do estreito relacionamento dos profissionais, discentes e a comunidade. A Portaria Nº 648, de 28 de Março de 2006, defini as características do processo de trabalho da ESF, dentre elas merece destaque a definição precisa por parte dos profissionais do território de atuação, mapeamento e reconhecimento da área adstrita, que compreenda o segmento populacional determinado, com atualização contínua. Trata-se de um relato de experiência de uma prática de integração ensino serviço, desenvolvida no município de Campina Grande – PB, através de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande, pela unidade acadêmica de medicina e a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande – PB, pela Unidade Básica Saúde da Família (UBSF) Tambor I, no ano de 2010. O estágio prático da disciplina Saúde Coletiva II, ocorre toda terça-feira das 13 às 17 hs. A prática é contextualizada através da construção coletiva do mapeamento territórial da comunidade entre os discentes do curso de medicina e a equipe da ESF. A proposta surgiu a partir da necessidade da equipe em reconstruir o mapa existente, propondo uma discursão de como aperfeiçoá-lo, bem como da necessidade dos discentes em conhecer e discutir a importância do mapeamento territórial para o processo saúde doença, contribuindo para o desenvolvimento do planejamento das ações de saúde no ambito local. O processo de construção do novo mapa, abordou uma proposta interdiciplinar e integrativa entre discente e profissionais, onde foram absorvidas novas idéias e contribuições que favoreceram a construção de todo o processo. Percebe-se com essa prática, a efetivação da integração ensino-serviço, a partir do estabelecimento de um espaço de construção de conhecimento que promova a inserção da teoria abordada na academia e a prática do serviço. Acreditamos que atitudes como essa promoverá o desenvolvimento dos serviços de saúde, possibilitando também a formação de um novo perfil profissional voltado para a realidade da saúde pública brasileira.