Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) AO ADOLESCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
GLENDA SOARES SALDANHA (Relator)
KARILENA KARLLA DE AMORIM PEDROSA
MARIA ISABEL DA CONCEIÇÃO DIAS FERNANDES
ALINE GALÚCIO DE OLIVEIRA
FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) consiste numa metodologia de trabalho que dá concretude ao Processo de Enfermagem (PE) na prática, é constituído de etapas, as quais conferem habilidades ao enfermeiro de diagnosticar, intervir e avaliar. Alguns benefícios do uso do processo de enfermagem é o enfoque holístico no qual assegura que as intervenções sejam elaboradas não apenas para a doença, mas também para o indivíduo; fornece diagnósticos de enfermagem; cria planos de cuidados individualizados. A aplicação da SAE reforça a autonomia profissional, o significado na intercomunicação entre pesquisa e ensino, o aprimoramento da qualidade do cuidar, e a visibilidade do enfermeiro. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem do 7º período, com a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao adolescente à estudantes do 7º ano de uma escola estadual do município de Natal/RN. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. Desenvolvido no estágio da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), numa Escola Estadual do município de Natal/RN, em Maio de 2010. Utilizou-se a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao adolescente à estudantes do 7º ano, fundamentado nos Padrões Funcionais de Saúde. Resultados: O instrumento envolvia os padrões funcionais de saúde (nutrição, sono, eliminação, atividade, cognição, autopercepção, relacionamento, reprodução e crenças), além da avaliação física, e do diagnóstico de enfermagem, resultados esperados e o plano de cuidados que incluiu orientações e encaminhamentos que eram dados aos adolescentes no momento da consulta de enfermagem. Com a aplicação da SAE ao adolescente, pudemos aplicar o processo de enfermagem voltado a este período do ciclo de vida, constituindo-se em um momento especial de detecção de problemas individuais; de esclarecimento de dúvidas, principalmente sobre sexualidade; e de avaliação do crescimento e desenvolvimento desses jovens. Conclusão: A SAE ao adolescente possibilitou a assistência individualizada, na qual cada adolescente era entrevistado, avaliado e orientado individualmente. Isso permitiu uma interação entre equipe de acadêmicas de enfermagem, adolescente e escola, facilitando o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção à saúde.