Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM E VANTAGENS DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
Autores
ÉRICA SOUZA RODRIGUES (Relator)
ADRIANA SOUZA SANTOS
PAULO DAVID REIS NASCIMENTO
THALITA MARIANA GONÇALVES DA SILVA
FABIANE LIMA DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: O processo de enfermagem é um método sistematizado de aplicar a assistência de enfermagem, que exije conhecimento teórico-prático para sua aplicação. Durante a graduação percebemos as dificuldades no processo ensino-aprendizagem da SAE. Por isso, realizamos este estudo com o objetivo de identificar os fatores negativos e positivos da aprendizagem do processo de enfermagem na visão de acadêmicas de enfermagem e defender a metodologia da problematização para otimizar o ensino. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, elaborado de acordo com as normas da ABNT, por meio de revisão literária de revistas eletrônicas de enfermagem, com seleção de artigos publicados no ano de 2000, abordando o processo de enfermagem seus fatores positivos e negativos de ensino na graduação de enfermagem e as vantagem do método da problematização no ensino do processo de enfermagem. RESULTADOS: Para Nakatami (2000), em sua pesquisa com discentes, afirma-se que “a necessidade de ter domínio de múltiplas teorias e disciplinas para proceder à fase de comparação e os requisitos exigidos para executar todo o processo de diagnóstico (operações de captar a realidade, explicar ou desenvolver conceitos, discriminar elementos de um problema, interpretar, associar e formular hipóteses) é a responsável por gerar a complexidade e os obstáculos mencionados pelas alunas”. A metodologia da problematização estimula a participação ativa do aluno em todos os momentos da aplicação da teoria do arco com aprofundamento gradativo na aplicação real do estudo, por isso esse método é defendido como alternativa pedagógica eficaz para aprendizagem da aplicação do processo de enfermagem por muitos autores. Principalmente, pelo fato de que em muitos campos de prática o processo de enfermagem não é adotado, dificultando mais ainda a aprendizagem, fato que justifica o uso da metodologia da problematização para melhor entendimento da aplicabilidade do processo.CONCLUSÃO: Evidenciamos em nossa vivência acadêmica que com a utilização da problematização, pode-se identificar pontualmente as dificuldades e as facilidades das alunas no desenvolvimento do processo de enfermagem, o que favorece o planejamento do professor, além de desenvolver a auto-consciência do alunado. Por isso, nesse estudo defendemos a junção da metodologia da problematização ao ensino da SAE.