Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIA ATIVA: UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REFERENTE AS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM
Autores
REGINA CELIA DAMASCENO (Relator)
SIMONE KARINE DA COSTA MESQUITA
MARIA CONCEIDA DA CUNHA GARCIA
MAYANA CAMILA BARBOSA GALVÃO
DÉBORAH KAROLLYNE RIBEIRO RAMOS
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A prática de enfermagem apresenta-se basicamente orientada por dois paradigmas, o Flexneriano e o paradigma da Produção social da saúde que influenciam os modelos de atenção à saúde e guiam o pensamento dos exercentes dessa profissão. Cientes da importância do tema, mestrandos de um curso de pós-graduação em enfermagem optaram por tratá-lo de forma mais interativa e descontraída propondo aos demais membros do curso que lançassem “um olhar paradigmático sobre as práticas de enfermagem” afim de construírem juntos o saber e promover a melhor compreensão acerca da influência desses paradigmas no exercício profissional, na elaboração de atividades educativas bem como na formação do enfermeiro. Objetivo: Socializar a experiência da utilização de uma metodologia ativa no ensino da enfermagem a nível de Pós-Graduação. Metodologia: Relato de experiência realizado por mestrandos do curso de pós-graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, construído a partir da condução de um seminário proposto pela disciplina “Análise crítica da prática de enfermagem”. Adotando uma metodologia ativa e utilizando o “olho” para explicar de forma análoga, a importância de uma visão mais apurada sobre a prática de enfermagem, nosso propósito foi envolver a turma numa discussão acerca da importância do olhar cuidadoso sobre as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro, bem como a identificação da influência de cada paradigma nas ações de saúde. Fomos mais além e propusemos que, lançando um “olhar” crítico para dentro de cada um, identificassem qual paradigma regia sua prática enquanto profissional de enfermagem. Resultados: A construção e a reflexão coletiva de como a turma de mestrado em enfermagem da UFRN percebe a sua prática foi surpreendente para nós. Aliando poesia, ciência e arte, os mestrandos usaram toda criatividade na construção de sua bricolage e trouxeram à coletividade a compreensão íntima de cada um acerca dos paradigmas que permeiam o cuidar, evidenciando sentimentos de inquietude, reflexão e até mesmo coexistência de ambos os paradigmas guiando sua prática. Conclusão: O encontro da ciência com a metodologia ativa contribuiu para a reflexão, sendo relevante para o envolvimento do grupo e conseqüente aprendizado e aprofundamento do tema do seminário. Criar um ambiente propício foi fundamental para que o grupo expusesse seus conceitos mais íntimos enriquecendo assim tanto a disciplina quanto a prática profissional de cada um.