Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE HIPERTENSO
Autores
THAYANE COSTA FERREIRA (Relator)
KARLA JANAYNA DE SOUSA QUEIROZ
LUCIAN DA SILVA VIANA
WESLEY DA SILVA MARQUES
MARIA ELIZABETH DURANS SILVA
Modalidade Pôster
Área Multiprofissionalidade e democracia
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial representa importante fator de risco cardiovascular e pela sua alta prevalência constitui problema de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil. O atendimento multiprofissional ao paciente hipertenso caracteriza-se por um grupo de especialistas que interagem para o trabalho de reabilitação e educação de pessoas com essa doença e são constituídos por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, etc. OBJETIVO: Objetiva-se abordar as vantagens deste tipo de atuação e a necessidade de formação e aperfeiçoamento desses profissionais no atendimento ao paciente hipertenso. METODOLOGIA: Utilizou-se revisão bibliográfica constituída de pesquisa em oito artigos de periódicos, no período de 2000 a 2010, utilizando como descritores: Equipe, Paciente e Hipertensão; através das bases de dados: Bireme, Medline, Google Acadêmico e Scielo. RESULTADOS: A constituição de uma verdadeira equipe multiprofissional, integrada e coesa tem condições de exercer uma atividade vantajosa em prol do paciente hipertenso. Este tipo de estrutura pode ser utilizado para vários tipos de atendimento e, indubitavelmente, traz grandes benefícios à comunidade onde está inserido. Qualquer unidade de saúde que tenha a intenção de alcançar metas mais arrojadas deverá promover a formação e o aperfeiçoamento de profissionais de saúde que atuem na rede básica, de modo a estimular e aprimorar ações e atividades de apoio à realização do autocuidado pelo hipertenso. CONCLUSÃO: Diante da ação da equipe multiprofissional, o paciente hipertenso será submetido a uma gama muito maior de informações com enfoques diferentes e teremos, então, um indivíduo bem orientado, com a possibilidade da incorporação de hábitos saudáveis de vida. Há grande satisfação por parte dos profissionais que atuam na equipe, assim como, sensação do dever cumprido e estímulo a uma atuação cada vez mais abrangente, propiciando atendimento há um maior número de pessoas e um atendimento de melhor qualidade.