Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título GERENCIAMENTO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM FRENTE AO MONITORAMENO DA DOR
Autores
ROSENILDA DIAS DA SILVA (Relator)
LIDIANY GALDINO FELIX
FRANCISCO REYNALDO JANUÁRIO
ALANA GONÇALVES XAVIER
TEREZINHA COSTA DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Multiprofissionalidade e democracia
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Segundo a Sociedade Internacional para o Estudo da Dor, é definida como uma experiência sensitiva, subjetiva, emocional, desagradável relacionada á lesão tecidual e pele integra com sensações táteis perceptivas para dor. O papel do cuidador é ajudar o cliente a transmitir a sensação dolorosa de modo mais eficaz, sendo esse processo, ante a ética no gerenciamento de enfermagem fundamental para a assistência ao cliente com dor. O desenvolvimento das ações de enfermagem diante de dilemas éticos e capacidade de gerência na equipe de enfermagem, considerando a ética como uma reflexão baseada na consciência, competência, responsabilidade e lealdade da profissão de enfermagem. A conjuntura da profissão de enfermagem, segundo a literatura, busca aprofundar e restabelecer o gerenciamento do trabalho em equipe, a humanização do atendimento e busca da cura do cliente com dor livre de danos de imperícia, imprudência, negligência, segundo o código de ética de enfermagem. Objetivos: Identificar na literatura como tem sido abordada a ética no gerenciamento do cliente com dor, e expor a sua importância para a prática profissional e recuperação do paciente. Metodologia: Trata-se uma pesquisa descritiva, realizada por meio de revisão de literatura na base de dados SciELO, utilizando-se os descritores: avaliação da dor, assistência de enfermagem, ética, além de revistas relacionadas ao tema. Resultados: Percebemos uma abordagem positiva no modo de gerenciar o cuidado no que se refere ás ações de enfermagem, as quais requerem o planejamento da assistência, avaliação, coordenação, e execução de políticas, que tratem da dor com disciplina, para assim, proporcionar ao cliente com dor a garantia de um atendimento de qualidade. Os estudos apontam que a abordagem ética e gerencial da equipe de enfermagem garantem aos usuários meios de proteção contra erros assistenciais, um atendimento responsável de danos de imperícia, imprudência e negligência e proteção para a própria equipe de acidentes de trabalho e melhor aperfeiçoamento do trabalho em saúde. Conclusão: A partir do estudo constatamos a importância do código de deontologia da enfermagem, a ética e o gerenciamento da equipe para garantir a o usuário do serviço uma assistência digna e garantida por lei, é obrigação da equipe uma assistência livre de danos a vida, integridade física, e social do cliente com dor.