Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título CURSO DE ÉTICA NO SERVIÇO DE SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
BEATRIZ JOCELIA JORGE CATUNDA (Relator)
SAMIRA ROCHA MAGALHÃES
VERÔNICA PEREIRA LOPES
VLÁDIA BEZERRA CARVALHO
FLÁVIA REGINA FURTADO LIMA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO:A humanização e a ética nos serviços de saúde levam a necessidade de estarmos sempre em processo de conhecimento e capacitação, para poder entender cada pessoa em sua singularidade, criando condições da qual se tenha maiores possibilidades de exercer suas funções. Segundo Ribeiro (2002), o humanismo está relacionado a uma ética baseada na condição humana e nos ideais partilhados pelos homens. Ao relacioná-la à ética tem-se uma coesão social, pois para Fortes(1998) ética é a reflexão crítica sobre o comportamento humano que interpreta, discute e problematiza os valores, os princípios e as regras morais, à procura da “boa vida” em sociedade, do bom convívio social. Surgindo dessa inquietação uma proposta de capacitação dos profissionais do Núcleo de Atendimento Médico Integrado(NAMI) e do Centro de Saúde Matos Dourado, relacionando a ética no serviço de saúde e a importância no ambiente de trabalho levando a uma educação continuada nas instituições,o que conduz,para uma atuação profissional consciente,critica e com embasamento teórico-prático,melhorando a qualidade da assistência aos nossos clientes.OBJETIVOS:Relatar a experiência vivenciada após ministrar o curso de ética no serviço de saúde.METODOLOGIA: Relato de experiência, pois possibilita a revelação das ações do individuo como agente humano e como participante da vida social.Realizou-se no período de março a abril de 2010, onde foi utilizada aulas expositivas dialogadas com uma carga horária de 40hs, para todos os profissionais do NAMI e Centro de saúde Matos Dourado.O estudo seguiu os princípios éticos e científicos que regem a pesquisa, garantindo sua legitimidade e resguardar as pessoas que fizeram parte dela. RESULTADOS:Os conteúdos do curso foram selecionados de forma a suprir a necessidades do serviço, abordados de forma clara e concisa os temas, pois abrangeu profissionais de todas as categorias.A programação iniciou com o tema Ética e Legislação, passando para ética no ambiente de trabalho, no relacionamento com a equipe (profissional x profissional) e profissional x familiares do usuário, no atendimento do usuário x confirmação de diagnóstico e finalizando com a ética na Saúde Mental.CONCLUSÃO: Após capacitação esperamos que os profissionais apliquem os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e utilizem a conscientização da humanização e ética no cotidiano do seu ambiente de trabalho com os outros profissionais e com os clientes que buscam atendimento.