Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ENFERMAGEM NO CAMPO ENQUANTO INSTRUMENTO DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Autores
LUCIDIO CLEBESON DE OLIVEIRA (Relator)
AMÉLIA CAROLINA LOPES FERNANDES
LAURO GEOVANNE MORAIS RODRIGUES
IVONE FERREIRA BORGES
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
Nas últimas décadas, consolidou-se um imaginário que projetou o espaço urbano como único caminho do desenvolvimento, do sucesso econômico e profissional. Por muito tempo, a visão que prevaleceu na sociedade, continuamente majoritária em muitos setores é a que considera o campo como lugar atrasado. Diante desse cenário, a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FAEN/UERN, encontra-se comprometida com a qualificação da força de trabalho em enfermagem, não só sob o ponto de vista técnico, mas também político, crítico e reflexivo, nos diversos níveis de ensino, desta forma a FAEN se propôs a executar o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, Enfermagem no campo: Um desafio de inclusão social e exercício da cidadania, com o objetivo de formar trabalhadores de enfermagem do nível médio com qualificação em Técnico de Enfermagem. Esse trabalho objetiva demonstrar a importância da formação de profissionais da saúde, não só tecnicamente, mas também comprometidos com a transformação da realidade vivenciada nos assentamentos rurais, assim como a possibilidade de utilizar essa formação como instrumento de transformação e de inclusão social, favorecendo a construção de ferramentas por meio do acesso ao conhecimento para que, possam transformar a realidade da qual fazem parte. Tendo como estratégia metodológica a realização de atividades de campo, partindo de uma dada realidade, onde os discentes tiveram a oportunidade de fazer um paralelo entre teoria e prática, no intuito de otimizar a construção do conhecimento, a partir do olhar sobre o ambiente designado como cenário de práticas, além de aulas dialogadas e atividades em sala de aula. Neste sentido, trabalha-se na perspectiva da pedagogia problematizadora com o intuito de provocar reflexões, para que estes sintam-se co-participes do processo de ensino-aprendizagem e agentes de transformação da realidade-alvo da intervenção em questão. Diante disso, ficou notório que o compartilhamento de saberes e experiências, geram a necessidade de ampliação dos olhares dos profissionais de saúde diante da possibilidade de irem além do fazer-técnico. Portanto, Enfermagem no campo é considerada um instrumento de inclusão social, uma vez que prima pela articulação ensino-serviço capazes de impactar na formação de trabalhadores comprometidos com a cidadania, com respeito ético, com a transformação social e com os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.