Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ABORDAGENS GRUPAIS NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
MIRLANDIA PINHEIRO PARNAIBA (Relator)
AMANDA DA COSTA MENDONÇA AVELINO
THEÓGENES HENRIQUE FERREIRA BEZERRA
JOSAÍNA DIAS CHAVES
JULIANA VIANA CIPRIANO DE SOUZA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Monografia

Resumo
A educação em saúde encontra na atenção básica um ambiente oportuno para a prática de tais atividades, visto que as Unidades Básicas constituem o serviço de saúde mais próximo da população. A hipertensão arterial é a mais freqüente das doenças cardiovasculares e este agravo deve ser priorizado na atenção básica. Objetivou-se conhecer as práticas educativas empreendidas pelos profissionais da ESF e a relações das mesmas com os usuários hipertensos. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa sendo este um estudo do tipo exploratório-descritivo. O período de coleta ocorreu entre março e outubro de 2008. Os sujeitos da pesquisa foram dois grupos um de profissionais outro de usuários hipertensos de uma equipe de saúde da família localizada no município de Iguatu/CE. As respostas foram agrupadas em categorias temáticas a partir da leitura e análise exaustiva dos dados. Constatou-se que os profissionais avaliam como importante as atividades educativas no tratamento da hipertensão, contudo reconhecem a escassez dessas atividades na atenção básica, consideram ainda como principal contribuinte para tanto a característica assistencialista do serviço de saúde. Concluí-se que na hipertensão arterial as atividades educativas são demasiadamente importantes à medida que a vida cotidiana interfere no tratamento e mais ainda na qualidade de vida desses pacientes é essencial que estes detenham uma compreensão crítica e consciente dessa realidade e para tanto a educação em saúde na atenção básica é um caminho bastante eficaz e sólido.