Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PACIENTE CIRÚRGICO APÓS ALTA HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JEANE FÉLIX DANTAS (Relator)
FRANCISCO ASSIS DE LIMA SEGUNDO
JOÃO PAULO DE MORAIS PEREIRA
NIEDJA KAROLINE DE SOUZA ANDRADE
ROBERTA KALINY DE SOUZA COSTA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O procedimento cirúrgico envolve riscos de complicações pós-operatórias que podem prolongar a convalescença ou afetar adversamente o resultado da cirurgia. Na maioria das vezes o paciente cirúrgico e sua família não estão devidamente preparados para assumir o autocuidado após sua alta hospitalar o que aumenta a probabilidade de intercorrências pós-cirúrgicas, retardando o processo cicatricial e a reabilitação do paciente. Nesta perspectiva, a educação em saúde surge como estratégia para assegurar a continuidade do cuidado no domicílio e evitar nova internação por complicações, garantindo um melhor esclarecimento para o paciente e sua família. Tem-se como objetivo relatar a experiência de educação em saúde com pacientes cirurgiados após a alta hospitalar, realizada com o intuito de orientá-los quanto aos cuidados necessários e promover o autocuidado no domicílio.Trata-se de um relato de experiência do projeto de educação em saúde desenvolvido por acadêmicos do 6º período do Curso de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a partir da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I. A ação educativa foi efetivada no mês de junho de 2010, com pacientes que receberam alta hospitalar do setor da clínica cirúrgica do Hospital Regional do Seridó, Caicó-RN. Este trabalho segue as normas da ABNT. Os pacientes cirurgiados que receberam alta do setor da clínica cirúrgica do Hospital e seu familiar acompanhante receberam material educativo e foram orientados quanto a identificação dos sinais e sintomas de inflamação e infecção, alimentos que favorecem o processo cicatricial, a necessidade de cuidados adequados com a ferida cirúrgica e os serviços de saúde que devem ser procurados no caso de intercorrências, renovação de curativos e retirada de pontos. Percebeu-se a importância de esclarecer as dúvidas dos pacientes sobre o processo cirúrgico e orientá-los quanto a sua recuperação, melhorando a qualidade da assistência prestada ao paciente, tornando-os a agentes ativos do cuidado em saúde. Para os discentes de enfermagem, a experiência proporcionou a aproximação com situações-problema do hospital e a identificação das necessidades de saúde dos usuários do serviço, contribuindo com a articulação ensino-serviço e com o processo de formação acadêmica.