Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ANJOS DA ENFERMAGEM NÚCLEO PARAÍBA E A INTRUMENTALIZAÇÃO DO LÚDICO COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Autores
ISABEL REIS DA SILVA (Relator)
TAINARA BARBOSA NUNES
KEYLLA TALITHA FERNANDES BARBOSA
ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL
CAROLINA DA CUNHA LIMA DE MENDONÇA PEDROSA
Modalidade Pôster
Área Autoridade, poder e cidadania
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: “Anjos da Enfermagem: educação e saúde através do lúdico” faz parte dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Anjos da Enfermagem, uma associação civil sem fins lucrativos, que desenvolve trabalhos com foco na humanização e educação em Saúde junto a crianças com câncer, em parceria com os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. OBJETIVO: Publicizar atividades desenvolvidas pelos voluntários do Núcleo Paraíba num Hospital de referência para o atendimento de crianças na Paraíba, com o intuito de descrever os desafios e as potencialidades do trabalho desenvolvido. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de voluntários dos Anjos da Enfermagem, no período de abril a junho de 2010, através da implementação das atividades lúdicas, junto a crianças hospitalizadas no município de João Pessoa/PB. RESULTADOS: As atividades são desenvolvidas durante visitas semanais a crianças internadas nas unidades clínica e cirúrgica, e que se encontram no serviço de pronto atendimento e ambulatório. Envolve caracterização de palhaço, teatro, música, mágicas, brincadeiras, contação de histórias e moldagem de balões, com o objetivo de melhorar o estado geral de saúde das crianças através da alegria, além de desenvolver trabalhos de educação em saúde, envolvendo crianças e cuidadores, e utilizando a técnica do ludismo. É importante enfatizar a evidencia do valor terapêutico do brincar, influenciando o restabelecimento físico e emocional, transformando o processo de hospitalização menos traumatizante e mais alegre. Dentre os desafios encontrados durante o desenvolvimento do trabalho há o risco do envolvimento emocional dos voluntários com as crianças, o que pode comprometer o bom desenvolvimento das atividades, e as barreiras estabelecidas por alguns profissionais de saúde, vinculadas a compreensão dos objetivos do brincar terapêutico e do questionamento da seriedade do Projeto. CONCLUSÃO: Diante da satisfação expressa por crianças e familiares, ao receberem a visita dos voluntários; e da evidência dos benefícios das atividades lúdicas sobre o estado emocional das crianças, através da ruptura desgastante da rotina hospitalar, especialmente quando há hospitalização prolongada; reafirmamos a satisfação diante do alcance dos objetivos do Projeto e da oportunidade de integrar conhecimentos, habilidades e atitudes cuidativas, ao exercício da solidariedade, numa atividade de extensão de grande relevância para a formação profissional em enfermagem.