Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título COMPETÊNCIAS GERENCIAIS PARA O ENFERMEIRO EM AMBIENTE HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
NAIANA MARTINS DE SANDES (Relator)
ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA
SARAH NILKECE MESQUITA
NATHÁLIA RODRIGUES DE FIGUEIREDP
ALINE SILVA SANTOS
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Na sociedade capitalista em que se vive hoje, há a necessidade de se incorporar novos valores gerenciais aos processos de trabalho, a fim de otimizar os resultados. No tocante aos serviços de saúde, em especial os hospitais, procuram adequar-se aos novos modelos advindos da indústria, bem como incorporar essas novas tendências. O enfermeiro como gestor da assistência de enfermagem em sua prática diária, requer o preparo adequado ao momento atual, a partir da gestão por competências, as quais se exigem conhecimento e habilidades que tenha atitudes adequadas para lograr resultados positivos, exigindo desse profissional o desenvolvimento de competências. O objetivo desse estudo é discorrer sobre as competências gestão de recursos, gestão integrada de processo e flexibilidade, explicando o CHA (conhecimentos; habilidades e atitudes) dessas competências. Este estudo consiste num relato de experiência do curso intitulado “Competências gerenciais do enfermeiro em ambiente hospitalar” com carga horária de 30 horas, realizado em novembro de 2009, por um grupo de discentes do curso bacharelado em Enfermagem no 7º período da graduação, para os enfermeiros de um hospital filantrópico de Teresina-Pi, para fins de aprovação na disciplina administração em Enfermagem. Os temas abordados eram repassados de forma dinâmica e criativa, sem uso de tecnologias. As palestras se repetiam em dois tempos, e o público de enfermeiros alternou entre 15 no primeiro momento e 16 no segundo momento, estes se mostraram interessados sobre a temática, com participação importante durante as apresentações. Percebeu-se um feed-back positivo por parte dos profissionais espectadores tanto em participação, integração nas dinâmicas, como também o comprometimento de adoção do assunto em sua prática diária. O aproveitamento e rendimento dos enfermeiros puderam ser comprovados a partir do processo avaliativo adotado por este grupo. Enfim, o objetivo de entrega das competências pode ser atingido. Dessa forma, a contribuição fica na instituição e o conhecimento é passado adiante.