Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A ENFERMAGEM NO ACOMPANHAMENTO GRUPAL DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: NO RELATO DE ESTUDANTES
Autores
POLYANNA KEITTE FERNANDES GURGEL (Relator)
KÁLYA YASMINE NUNES DE LIMA
ANA DULCE BATISTA DOS SANTOS
ISABELLE PINHEIRO DE MACEDO
AKEMI IWATA MONTEIRO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A assistência de enfermagem configura-se no desenvolvimento de ações de saúde voltadas para a promoção do crescimento e desenvolvimento saudáveis, e da proteção à saúde, além da atenção as doenças prevalentes da infância com vistas à redução da mortalidade infantil. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança permite detectar precocemente transtornos que afetem sua saúde, nutrição, capacidade mental e social, podendo ser realizado tanto nas crianças sadias como nas que apresentam alguma patologia, estas algumas vezes dependem mais de esclarecimentos aos cuidadores do que do próprio atendimento curativo pelo profissional de saúde. OBJETIVOS: relatar as experiências dos estudantes acerca da assistência de enfermagem no acompanhamento grupal do CD da criança. METODOLOGIA: Relato de experiência a partir da percepção de acadêmicas do 4º período do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que participam do projeto de acompanhamento grupal do CD da criança desenvolvido no Bairro de Cidade Nova, município de Natal/RN. O trabalho proposto obedecerá às normas da ABNT. RESULTADOS: As ações são realizadas em encontros com mães/pais/cuidadores e crianças de até quatro meses de vida, em um grupo, onde é realizado o CD grupal da criança pela enfermagem. Ao participar dessas atividades pudemos compreender melhor o desenvolvimento desta nova ação, o CD grupal, vendo-o como uma alternativa metodológica de um modelo assistencial que visa uma mudança de mentalidade e de atitude por parte dos cuidadores, esses, muitas vezes, desconhecem como proceder em situações diárias da vida da criança. As mães relatam as condições de suas crianças, e realizam as partes mais gerais do exame físico (pesar, medir e aferir perímetros). Logo após discutimos e avaliamos esses dados, juntamente com todas as mães que vivenciaram a situação, atuando assim, na promoção à saúde de seus filhos, deixando de lado o modelo biomédico-individual-pautado em queixas. CONCLUSÃO: A nossa participação em tal projeto tem orientado cotidianamente o agir em atividades de promoção à saúde, que é o principal foco do acompanhamento do CD grupal na atenção às crianças, percebendo na assistência de enfermagem uma metodologia que organiza e sistematiza o cuidado, identificando as necessidades de cuidados de enfermagem.