Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título HISTOLOGIA NA PONTA DOS DEDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO EXERCÍCIO DA MONITORIA
Autores
ANA CARLA LOPES SILVA BEZERRA (Relator)
CAMILA MONTEIRO SOUZA
DAVI CORUMBÁ BITTENCOURT
FERNANDO ANDRÉ CAMPOS VIANA
VANESSA DIAS DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Histologia estuda a estrutura microscópica da arquitetura das células, o modo como elas estão arranjadas no tecido, a função de cada uma e a interação delas com o meio extracelular. Para o seu estudo utiliza-se cortes histológicos observados no microscópio óptico. O programa de monitoria auxilia diretamente os educandos, pois os monitores participam eficazmente na facilitação do aprendizado dos conteúdos ministrados Objetivo: relatar a experiência de monitoria de histologia e embriologia humanas com um aluno deficiente visual. Metodologia: Este estudo trata-se de um relato de experiência dos monitores de histologia e embriologia humanas no exercício da monitoria institucional de uma universidade particular no Ceará. Foi desenvolvido no período de março a junho de 2009. O embasamento teórico caracterizou-se por livros, artigos de periódicos e publicações eletrônicas. Os dados foram analisados através de leituras sucessivas e seleção de pontos significativos relacionados ao tema e apresentados de forma descritiva. Resultados: Utilizando uma equipe interdisciplinar, com enfermeiros, dentistas, acadêmicos de enfermagem e farmácia, foram elaborados modelos representativos em Etil Vinil Acetato (EVA) das lâminas histológicas estudadas, utilizando material descartável acessório, como barbantes, licha, isopor, palitos de picolé, massa de modelar, etc. A ordem de modelos elaborados se procedeu de acordo com as lâminas a serem abordadas nas aulas práticas, sob a supervisão dos professores da equipe de Histologia da Universidade. Antes da confecção do modelo final seguiram-se as etapas: esboço do desenho das estruturas utilizando lápis, régua e folha de papel ofício, tesoura e borracha para se fazer os moldes; a partir deles foram feitos recortadas as estruturas em EVA, e para a montagem da lâmina, as estruturas foram coladas em uma folha de cartolina colada ao isopor, para dar maior fixação e apoio. Conclusão: Neste exercício de monitoria, confeccionamos modelos histológicos alternativos e adaptados à deficiência visual, gerando resultado satisfatório no desempenho do aluno. Além disso, vivenciamos a oportunidade única de lidar diretamente com esta deficiência, desenvolvendo certas habilidades, bem como implementamos o trabalho interdisciplinar e em equipe, alcançando bastante êxito na função de educar.