Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO DE CONTROLE, AVALIAÇÃO, AUDITORIA E REGULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JARDIM-CE
Autores
HALANA CECILIA VIEIRA PEREIRA (Relator)
IARA BEZERRA SALES
EMILIANA BEZERRA GOMES
LUIZA HERBENE MACÊDO SOARES SALVIANO
Modalidade Pôster
Área Multiprofissionalidade e democracia
Tipo Pesquisa

Resumo
O setor de Regulação de uma secretaria de saúde municipal tem como premissa, organizar e ofertar ações e serviços de saúde e orientar o fluxo dos usuários, respondendo de forma qualificada e integrada, as demandas de saúde da sua população e da referenciada; além de desenvolver atividades de controle, avaliação e auditoria dos processos e resultados da prestação de serviços (BRASIL, 2007). O controle e avaliação atuam juntamente com a auditoria no planejamento, programação e alocação de recursos em saúde, avaliando a organização do sistema e do modelo de gestão, a qualidade da assistência e satisfação dos usuários, contribuindo para um melhor impacto sobre a saúde da população. Nesse sentido, objetivamos mostrar a contribuição do serviço de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (COAARJA) no município de Jardim - CE, enfocando a melhoria na regulação dos serviços de média e alta complexidade com a intenção de utilizar os recursos de maneira racional, garantindo o acesso da população à melhor alternativa assistencial, melhorando o acolhimento e a resolutividade da rede de saúde. Foi realizada uma avaliação de todas as solicitações recebidas da Estratégia de Saúde da Família, no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2009, no intuito de rastrear os usuár’ios que tinham solicitações duplicadas para o mesmo procedimento, bem como conhecer a real necessidade de agendar um procedimento de média e alta complexidade. Os dados foram coletados no mês de fevereiro de 2010 avaliando um total de 1.089 solicitações. Os procedimentos mais solicitados foram Consulta em Oftalmologia (36,02%), Ecografia (29,58%), Endoscopia Digestiva (14,68%), Ecocardiograma (11,21%) e Eletroencefalograma (8,51%). O trabalho deu subsídios a redistribuição da oferta dos procedimentos a partir da programação pactuada integrada – PPI por área de abrangência da ESF e campanha para minimizar a fila de espera de procedimentos mais urgentes. Verificou-se, em pouco tempo, a diminuição da solicitação de procedimentos e a otimização dos serviços da atenção básica, alcançando, em parte, o melhor atendimento e a satisfação do usuário.