Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título MUDANÇA NA PERCEPÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS DURANTE A PÓS-GRADUAÇÃO
Autores
LUZIA KELLY ALVES DA SILVA NASCIMENTO (Relator)
SIMONE KARINE DA COSTA MESQUITA
FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
JOCELLY DE ARAÚJO FERREIRA
REJANE MILLIONS VIANA MENESES
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Nos primórdios o currículo dos cursos de formação de enfermagem era baseado no trabalho mecânico do profissional, na técnica pela técnica, levando-nos a perceber que esta formação era baseada na dicotomia entre o ensino – docente como propagador do conhecimento – e a aprendizagem - discente como receptor. Na pós modernidade a formação destes profissionais requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo discorrer sobre a experiência das mestrandas quanto à relevância de uma pós-graduação, cujo processo de ensino aprendizagem é norteado para formação de profissionais crítico reflexivos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência das mestrandas do curso de Pós- Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de agosto de 2009 a maio de 2010. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir do primeiro contato como alunas especiais, percebemos a mudança no conteúdo curricular dos cursos de formação, ao entrarmos em contato com aulas firmadas em práticas reflexivas; posteriormente, ao estudarmos para o processo seletivo, voltamos a nos deparar com o referido método de ensino. Após aprovadas, no decorrer das atividades fomos confrontadas com a necessidade de reflexão e autocrítica da nossa forma de pensar e agir, o que conduziu a uma reforma interna. A crise resultante desencadeou um processo de reconstrução de conceitos, valores e ações. CONCLUSÃO: Neste contexto, inserir-se na pós-graduação possibilitou o aprimoramento do ser-saber-fazer em enfermagem, ressaltando a importância da formação do profissional crítico reflexivo, e da apreensão que o conhecimento é um processo de contínua construção.