Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES
Autores
DIANA PAULA DE SOUZA RÊGO PINTO (Relator)
RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
AMANDA ARAÚJO DA SILVA COSTA
GABRIEL JEFFERSON NOBERTO DE OLIVEIRA
SUÊNIA SILVA DE MESQUITA XAVIER
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Durante a gravidez a mulher passa por um período prolongado de adaptação e reorganização fisiológica, psicológica e social. Assim, necessita de novos conhecimentos e habilidades para assumir esta nova condição, e do acompanhamento por profissionais capacitados para a vigilância de sua saúde. A assistência às gestantes na Estratégia Saúde da Família inclui desde promoção da saúde até identificação precoce e tratamento de complicações da gravidez, compreendendo do planejamento familiar até o atendimento ao recém-nascido e puérpera. Desta forma, a educação em saúde deve atuar na assistência às gestantes, fundamentando-se em suas necessidades e problemas, em cada etapa do ciclo gravídico/puerperal. Objetivo: Relatar a experiência do curso de gestante, desenvolvido por profissionais, acadêmicos de enfermagem e monitores do Programa Educação para o Trabalho em saúde (PET-Saúde) da Unidade Saúde da Família de Nazaré, Natal-RN. Metodologia: O curso tem a duração de 6 meses, em reuniões semanais, com média de 12 gestantes em períodos diferentes da gravidez, sob coordenação dos profissionais da unidade, acadêmicos de enfermagem e monitores do PET-saúde. A discussão é baseada no conhecimento e na vivência de cada participante, e com apoio dos manuais do Ministério da Saúde, utilizando materiais como retroprojetor, cartazes e manequins. Resultados: Nas reuniões foi visto que as gestantes começam a trocar experiências, ficam mais próximas e participam mais efetivamente do curso, o que possibilita uma desenvoltura nos debates que envolvem a divisão entre os conceitos da gravidez, suas mudanças, a identificação/individualização dos sinais e sintomas pelas gestantes e os mitos sobre este período. Através de relatos dos profissionais e das próprias gestantes, percebeu-se que estas compareciam mais assiduamente as consultas de pré-natal e no acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento dos bebês. Em relação aos estudantes identificou-se que a realização da atividade educativa colaborou para a sua formação acadêmica ressaltando a importância da elaboração dessas ações na prevenção e promoção da saúde, na atenção básica. Conclusão: Dessa forma, é importante que os serviços de saúde estejam preparados com estratégias educativas para auxiliar no acolhimento e assistência às gestantes, proporcionando trocas de informações e experiências, desenvolvimento de autonomia e adoção de hábitos saudáveis.