Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NA DISCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
RITA LIMA ORTIZ (Relator)
ALESSANDRO CRISTALDO MARQUES
ANA PAULA ARAUJO
DIOGO FAGUNDES DE STÉFANO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A educação é uma atividade contínua, dinâmica e criativa, que faz uso das pesquisas como instrumento na formação do profissional docente, sendo necessário percepção crítica da metodologia aplicada e da sua influência na formação do discente (SILVA, RUFINO, 1999). A enfermagem é um campo científico e prático, que incorpora também o processo de educar e formar profissionais (LEANDRO, 2009). O enfermeiro que pretende atuar como docente deve associar uma visão crítica e global da sociedade, adotando formas objetivas de atuação, com responsabilidade e ética, no âmbito das práticas educativas e assistenciais em saúde, com associação teórico-prático-científico (PERROTA, 2004). O projeto de extensão teve como objetivo incentivar e promover a docência em enfermagem, aproximar as profissões, passando os acadêmicos de enfermagem a entender melhor as atribuições, metodologias e dinâmica de trabalho dos profissionais técnicos em enfermagem na equipe multiprofissional envolvida dentro do processo de atendimento hospitalar, despertar e incentivar o interesse do acadêmico na prática da docência, com a aproximação das atividades exercidas pelos profissionais docentes, proporcionando sua integração com o ambiente de ensino e aprendizagem, permitindo-lhe a oportunidade de conhecer a equipe multiprofissional. Metodologia Trata-se de um relato de experiência vivenciados por acadêmicos do 7º semestre do curso de enfermagem do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, de fevereiro a junho de 2010, a partir de um projeto de extensão envolvendo o Curso Técnico em Enfermagem de uma determinada instituição de ensino da cidade de Dourados – MS, onde os acadêmicos presenciaram e participaram, de forma supervisionada das aulas desenvolvendo atividades de acordo com o conteúdo programático do curso desenvolvendo plano de aula semanal, dinâmicas em grupo, pesquisa extraclasse, auxiliando nos conteúdos ministrados com elaboração, aplicação e correção de trabalhos e provas. Resultados e Conclusão: Percebeu-se que houve uma troca de informações entre acadêmicos e estudantes, proporcionando a interação entre ambos. Permitiu aos acadêmicos conhecer o trabalho desenvolvido pelos docentes em sala de aula, assim como toda a rotina para preparar e elaborar os conteúdos ministrados o que despertou nos acadêmicos o interesse pela docência; oportunizou aos acadêmicos conhecer melhor a equipe multiprofissional, técnicos de enfermagem, quanto as suas funções e métodos de trabalho.