Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ENCONTROS INTERDISCIPLINARES DO PET SAÚDE/UERN: IMPORTÂNCIA PARA A REFLEXÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE
Autores
MARIA JAQUELINE CARLOS DA SILVA (Relator)
STERFFERSON LAMONIER DE OLIVEIRA DANTAS
GRACIELLA MADALENA LUCENA JALES
AMANDA RICELLY MIGUEL DO NASCIMENTO
FÁTIMA RAQUEL ROSADO MORAIS
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
[Introdução] O cuidado em saúde baseado nos princípios do SUS desencadeou novas necessidades de atuação dos profissionais da saúde. Para que isto seja alcançado continuamente tem sido gestadas estratégias que buscam reorientar a formação em saúde tendo como norte a articulação entre os saberes. Dentre estas é possível citar o Pet Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) que visa favorecer um novo olhar para a prática a partir da inserção da academia nos serviços de saúde. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) este projeto busca realizar um trabalho coletivo na perspectiva de fomentar a articulação ensino/serviço. Entre as atividades desenvolvidas no ano de 2009, foram realizados seminários interdisciplinares que proporcionaram momentos de aprendizagem coletiva. [Objetivos] Assim, o objetivo deste estudo é mostrar a relevância dos seminários interdisciplinares promovidos pelo Pet Saúde/UERN para a formação dos acadêmicos da saúde. [Metodologia] Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo, construído a partir das vivências dos acadêmicos de enfermagem participantes do projeto. Os encontros de discussão interdisciplinar aconteceram em 2009 e se constituíram em reuniões mensais, com a participação de todos os envolvidos (alunos bolsistas e não bolsistas, tutores e preceptores) dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social. [Resultados] As reuniões interdisciplinares desenvolvidas pelo Pet Saúde/UERN, apontaram para a compreensão do homem de forma integral, envolvido pelo seu contexto, que delineia as necessidades neste processo. Destarte, aprimorou os conhecimentos no meio acadêmico de cada curso vinculado ao programa, permitindo a inserção e reflexão de novos saberes, muitas vezes inexistentes ou pouco explorados em sala de aula, relevantes para a formação pessoal e profissional dos graduandos destas áreas. [Conclusão] O Pet Saúde tornou-se uma ferramenta positiva para a formação em saúde na UERN, pois promove o diálogo entre os cursos da área e destes com o cotidiano dos serviços. A interação delineia uma nova forma de ver o cotidiano e favorece uma prática mais contextualizada com as diferentes necessidades dos distintos atores sociais. Sendo assim, a continuidade desse projeto é salutar, pois a interdisciplinaridade promovida neste processo possibilita a continua interação entre os atores e a reorientação dos diferentes saberes que permeiam a organização cotidiana da saúde.