Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUÇÃO DE JOGO EDUCATIVO PARA CUIDADOS COM PÉS DE CLIENTES DIABÉTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
AMANDA LIMA SENA (Relator)
JÉSSICA LIMA BENEVIDES
JANAÍNA FONSECA VICTOR COUTINHO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A educação é um componente da assistência que pode capacitar o ser humano, tornando-o autônomo para conquistar melhores condições de vida. As estratégias educativas que estimulam o lúdico favorecem o conhecimento sobre determinado tema, além de favorecer a aproximação e a interação entre participantes. Objetivo: Descrever a construção de um jogo educativo para cuidados com pés de clientes diabéticos. Metodologia: A atividade foi realizada em dois momentos. Primeiro – visita à literatura para escolha da estratégia, construção e estabelecimento das regras. Optou-se por um dado educativo, por ser um objeto conhecido e possível de ser aplicado com pessoas alfabetizadas ou não. O dado foi construído de caixa de papelão coberta com papel colorido, contendo figuras e trechos explicativos em cada face sobre cuidados com pés. Face um - higiene e observação diária; face dois - corte das unhas e cuidados com calosidades; face três - tipos de calçados e hidratação; face quatro - como enxugá-los e cuidados com unhas encravadas; face cinco - sinais de complicações e face seis - tipos de meias e horário para compra de sapatos. As regras estabelecidas foram: cada participante jogava o dado ao menos uma vez e se repetisse uma face, o participante jogaria novamente. Segundo momento: aplicação do jogo. A atividade durou aproximadamente 20 minutos, foi realizada em um Centro de Saúde de Fortaleza-CE, com os clientes portadores de diabetes mellitus em espera para consulta de enfermagem. Participaram da atividade seis clientes, os mesmos eram incentivados a jogar o dado e a falar o que conheciam sobre as figuras em evidência. Em seguida, abordava-se a temática tratada. Ao final, cada participante recebeu um folder contendo dicas de como cuidar da saúde dos pés. Resultados: Com a aplicação do jogo educativo, os participantes se mostraram interessados, demonstrando compreender as figuras, o quê possibilitou aos participantes refletir sobre cuidados a serem tomados, além de promover discussão, e troca de experiências, estimulando a relação interpessoal entre os participantes e as facilitadoras. Conclusão: O jogo educativo mostrou-se uma ferramenta interessante para utilização em sala de espera com portadores de diabetes.