Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM: ATUANDO NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DOMÉSTICOS
Autores
SAMUEL SÓSTENES ARAÚJO DE MEDEIROS (Relator)
RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
ALESSANDRA GURGEL CÂMARA
MABEL MARIA MARQUES PEREIRA
FERNANDA APARECIDA SOARES MALVEIRA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Historicamente, as práticas educativas realizadas pelos enfermeiros no cotidiano da assistência priorizam a transmissão de informações e a mudança de comportamentos dos indivíduos. Vinculam-se a um modelo de atenção à saúde voltado para a doença, com ênfase no conhecimento técnico e científico especializado e na fragmentação das ações, daí seu caráter autoritário e coercitivo. Tais práticas têm se mostrado pouco efetivas para atender as necessidades de cuidado à saúde de indivíduos, famílias e grupos sociais, pois desconsideram a determinação social do processo saúde-doença e não estão orientadas para promover a participação dos sujeitos no enfrentamento de suas necessidades e problemas de saúde. Consequentemente, observa-se um grande distanciamento entre os projetos educativos desenvolvidos pelos enfermeiros nos serviços de saúde e as necessidades de cuidado da população. Quanto às ações educativas voltadas para o público infantil, a infância é uma época crucial na construção de hábitos e atitudes fazendo com que um trabalho realizado de forma sistemática tenha um grande potencial no que se refere à promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivenciada com pais e pacientes através da implementação de prática educativa para prevenção de acidentes domésticos realizada na brinquedoteca do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes em Natal/RN durante o estágio da disciplina Saúde da Criança e do Adolescente. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência elaborado segundo as regras da ABNT, a partir de atividade educativa realizada na forma de peça teatral onde se buscou a utilização de elementos lúdicos, como fantoches e fantasias, para alertar pais e crianças em internamento na enfermaria do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes sobre as diversas situações que podem desencadear acidentes domésticos. RESULTADOS: A partir da atividade realizada, notou-se que muitos pais ainda não adotam todas as medidas preventivas para evitar acidentes com seus filhos. Também foi perceptível que a utilização de recursos didáticos que aproximem o conteúdo exposto e o mundo infantil permite uma melhor aprendizagem. CONCLUSÕES: A formação em Enfermagem tem um papel essencial no desenvolvimento de competências para ação educativa. Portanto, todas as iniciativas no sentido de desenvolver, nos alunos, aptidões relativas ao processo educativo reforçam a importância da Enfermagem nas ações de prevenção e promoção da saúde.