Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
SAMIRA SIQUEIRA DE CASTRO (Relator)
SINARA KELVIA AZEVEDO CARDOSO
ANTONIA DO CARMO SOARES CAMPOS
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Entendemos por organização um sistema de atividades coordenado por duas ou mais pessoas que atuam na cooperação mutua. O clima organizacional envolve uma visão mais ampla e flexível da influência ambiental sobre a motivação. Objetivo: realizar um levantamento bibliográfico sobre clima e cultura organizacional nos serviços de saúde, detalhando-os para um melhor aprendizado sobre o tema. Metodologia: Em um primeiro momento se deu pela procura dos descritores na Scielo. Os descritores utilizados foram: Clima organizacional, Cultura organizacional, Organização. O estudo foi pesquisado em artigos 1986-2006. Foram selecionados primeiramente através do seu título e posteriormente a leitura, ocorreu uma nova seleção onde foram escolhidos de acordo com o conteúdo Foi realizada também uma revisão sistemática em livros no acervo da biblioteca da Universidade de Fortaleza. No período de setembro e outubro de 2009. No total foram utilizados 17 referencias entre artigos e livros. Desenvolvimento: Estrutura organizacional 2 é referente ao modo como as atividades de uma organização são dividida, organizadas e coordenadas. O clima organizacional conhecido como clima psicológico ou clima interno. Onde “Clima refere-se a crenças. É uma avaliação de até que ponto estão sendo atendidas as expectativas das pessoas acerca de como se deve trabalhar numa dada organização.Conclusões: a melhoria do clima organizacional nos serviços de saúde é um desafio bastante complexo dado o alto grau de subjetividade envolvido nesse processo. Se pretendemos obter melhorias realmente expressivas e sustentáveis sobre o clima, precisaremos investir em programas práticos capazes de intervir no comportamento das pessoas, não se limitando a oferecer apenas teorias, modelos e conceitos. Programas estruturados, que priorizem a otimização dos comportamentos produtivos através da redução de stress e aumento do bem-estar das pessoas envolvidas.