Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título PROJOVEM: UMA OFICINA EDUCATIVA SOBRE A PROFISSÃO DE ENFERMAGEM
Autores
GIRLIANI SILVA DE SOUSA (Relator)
CAMILA VANESSA SOUSA RODRIGUES
NARA FRANKLIN SANTOS
CARMEM CINTRA DE OLIVEIRA TAVARES
RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O projovem funciona como modelo de escolarização incluída na Política Pública de Educação para a Juventude no Brasil cujo objetivo é a formação profissional inicial dos jovens, visando a um saber-fazer específico, em uma perspectiva integrada de caráter pluriocupacional. Objetivou-se planejar, executar e analisar uma oficina educativa com jovens que participam do programa jovem enfocando a profissão enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, com a participação de 25 jovens na faixa etária de 15 à 18 anos, ocorreu no mês de outubro, totalizando 4 horas de atividade na cidade de Guaiuba – CE. A coordenadora do projeto convidou duas profissionais de enfermagem para executarem a ação educativa visando aproximar estes jovens da prática desta profissão, para que eles possam ter o poder de escolher a profissão que mais possuem aptidão. Inicialmente, as facilitadoras realizaram uma dinâmica para verificar o que eles entendiam de enfermagem através de palavras-chave, posteriormente, foi explicado o conceito, finalidade, atuação, mercado de trabalho. No final da atividade foi realizada outra dinâmica verificando a compreensão deles sobre a temática debatida. Como resultado obteve-se a presença de todos na atividade, a participação ativa, a curiosidade em conhecer mais sobre a profissão, uma profissão onde eles possuíam um conhecimento limitado. Encontrou-se uma curiosidade em como as facilitadoras descobriram aptidão na profissão, se houve influência da mídia, sociedade e familiares na escolha e se elas estão satisfeitas com a profissão escolhida. Verificou-se, portanto, a importância desta atividade, notou-se o interesse deles em construir um projeto de vida incluindo a participação da família no futuro deles e a curiosidade em ter contato com profissionais, facilitando essa escolha por eles. Necessita-se, pois implementar ações para que eles sejam estimulados a criarem um projeto de vida, no qual possam ser pessoas satisfeitas e realizadas com o futuro.